A semana começou com muito trabalho no 116º Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/SC, o primeiro do ano, realizado nesta segunda-feira (10), no auditório da Seccional e liderado pelo presidente da instituição, Juliano Mandelli. O encontro, que reuniu representantes das 53 subseções do Estado e membros da diretoria da Ordem catarinense e da CAASC, foi marcado por importantes proposições e debates voltados à modernização do atendimento e ao fortalecimento das prerrogativas da classe.
Na abertura do evento, Mandelli destacou os pilares que guiarão os próximos três anos. “O meu compromisso com todos vocês é o de uma gestão transparente e comprometida. Estamos todos no mesmo propósito: defender e fortalecer a nossa instituição e, por meio dela, a advocacia e a sociedade catarinense. O compromisso maior de todo dirigente de Ordem é a defesa das prerrogativas do advogado. Esse é o nosso principal norte, a nossa razão de existir”, afirmou.
“Esse momento reforça o papel essencial que cada um de vocês, presidentes, desempenha no fortalecimento da nossa instituição”, reiterou a vice-presidente da Seccional, Gisele Kravchychyn.
Balcão Virtual para a Advocacia
Uma das pautas do dia foi a implantação do Balcão Virtual de atendimento para a advocacia. A ideia, inspirada no modelo já adotado pelo Poder Judiciário, tem como objetivo tornar o atendimento mais assertivo e resolutivo, utilizando a tecnologia para oferecer suporte rápido e eficiente aos advogados e à população.
O diretor de Atendimento da Seccional, Rodrigo Goetten, enfatizou que o pleito deve ser colocado em prática em breve. “A Central de Atendimento e a Ouvidoria já vêm trabalhando na modernização do sistema de atendimento da OAB/SC. Logo, teremos uma resposta exatamente nos moldes da metodologia do Balcão Virtual”.
Expansão do Balcão Virtual do PROCON para Advogados
Outro ponto debatido foi a implementação do Balcão Virtual do PROCON, exclusivo para advogados. O modelo, já em funcionamento na Subseção de Lages, trouxe mais agilidade no atendimento e aprimorou a defesa dos interesses dos consumidores. A proposta agora é expandir essa experiência para outras subseções, proporcionando mais eficiência à advocacia catarinense.
O presidente da OAB Lages, Gabriel de Oliveira Antunes, destacou os benefícios significativos da medida para a advocacia local. “Isso facilitou bastante o nosso trabalho e foi implantado de maneira simples, incentivando que a sociedade busque um colega advogado para prestar esse serviço”, salientou.
Novo Sistema Estadual de Prerrogativas da OAB/SC
Foi apresentado oficialmente aos dirigentes das subseções catarinenses o novo Sistema Estadual de Prerrogativas da OAB/SC. Durante o encontro, o diretor de Prerrogativas e Defesa dos Honorários da Seccional, Rui César Voltolini, destacou que o novo modelo de defesa da classe contará com uma estrutura organizada, composta por diretoria, procurador-geral de prerrogativas, procurador-geral de honorários, procuradoria especial da mulher advogada, coordenadorias regionais e delegados em cada subseção.
O objetivo é garantir maior celeridade e eficiência no atendimento às demandas da advocacia. “Teremos toda essa estrutura à disposição da advocacia e, a partir dessa organização, atuaremos de forma ainda mais efetiva em todos os locais do Estado na defesa das prerrogativas”, destacou Rui.
Contragolpe da Ordem: Combate a Fraudes contra Escritórios de Advocacia
Outro tema abordado no encontro foi o aumento de golpes envolvendo falsos advogados. Buscando uma solução efetiva para a questão, a Seccional lançou, em fevereiro, o Contragolpe da Ordem, cuja principal estratégia é a disseminação de informação, prevenindo que advogados e cidadãos sejam vítimas de fraudes. O projeto foi apresentado aos presidentes para que os dirigentes disseminem a iniciativa em suas subseções, ampliando seu alcance. Clique aqui e saiba mais.
“O objetivo dessa nossa atuação é realmente sanar esse problema e auxiliar a advocacia. Por isso, precisamos do apoio de cada uma das subseções, e essa ponte serão vocês, presidentes”, afirmou Thiago Degasperin, diretor-executivo da OAB/SC e presidente da Frente de Combate à Fraude.
Apresentação do Calendário CAASC 2025
O evento também contou com a apresentação do Calendário CAASC 2025, conduzida pelo presidente da Caixa, Pedro Miranda. A programação incluirá atividades voltadas ao bem-estar e ao aprimoramento profissional da advocacia catarinense, reforçando o compromisso da OAB/SC com o suporte integral à classe.
“Estamos com programação até dezembro e trabalhando para ouvir todos, de modo que possamos realizar a melhor gestão possível dentro das nossas capacidades. Conto com vocês para fazermos uma grande gestão pautada no pilar mais importante da Caixa: cuidar da advocacia catarinense”, destacou Miranda.
Presenças: Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC; Óliver Jander, secretário-geral da OAB/SC; Caroline Rasmussen, secretária-geral adjunta da OAB/SC; Jean Leomar Pereira, tesoureiro da OAB/SC; Thiago Degasperin, diretor Executivo da OAB/SC; Rui César Voltolini, diretor de Prerrogativas e Defesa dos Honorários da OAB/SC; Adriano Tavares, diretor de Relacionamento com a Justiça de SC de OAB/SC; Jorge Mazera, diretor de Relacionamento com a Justiça Federal da OAB/SC; Isadora Guimarães Barth, diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC; Rejane Sanches, diretora de de Relacionamento com a Justiça do Trabalho; Rodrigo Goetten, diretor de atendimento da OAB/SC; Vanessa Barcelos, diretora de Tecnologia e Inovação; Pedro Miranda, presidente da CAASC, Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente da CAASC; Rafael de Assis Horn, conselheiro federal da OAB/SC; Cláudia Prudêncio, conselheira federal da OAB/SC; Eduardo de Mello e Souza, conselheiro federal da OAB/SC; Andréia Dota Vieira, conselheira federal da OAB/SC; Paulo Brincas, membro honorário vitalício da OAB/SC; Maurício Voos, membro honorário vitalício da OAB/SC; Douglas Anderson Dal Monte, coordenador-geral das Comissões; Erivelton Fileti, ouvidor-geral da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, controlador-geral da OAB/SC; Rodrigo Prigol, ouvidor-geral adjunto da OAB/SC; Marco Antonio Mendes Sbissa, diretor Financeiro do Sicoob Advocacia; Márcio Sachet, presidente da OAB Prev; Elisângela Muniz, presidente da AACRIMESC; Gilberto Lopes Teixeira, presidente do IASC.