Com uma mudança de dinâmica contínua do mercado de crédito, a advocacia precisa acompanhar esse movimento. A OAB/SC, por meio da Comissão Estadual de Direito Bancário e da Comissão de Direito Bancário da OAB Itajaí, promove no dia 27 de novembro, das 19h às 22h, no Salão Nobre da sede da Subseção, o evento “Execução Extrajudicial de Bens Móveis: Tendências e Perspectivas”. As inscrições podem ser feitas aqui.
A iniciativa reunirá especialistas do Direito Bancário e Empresarial para discutir os impactos e as oportunidades abertas pela Lei nº 14.711/2023 (Marco Legal das Garantias) e pelo Provimento nº 196 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a execução extrajudicial, que vem transformando a recuperação de créditos no país. O encontro abordará também os desafios éticos e práticos dessa nova forma de atuação, fundamental para quem busca atuar de forma estratégica em um cenário de desjudicialização crescente.
“A advocacia precisa estar atenta às mudanças que impactam diretamente o exercício profissional, especialmente em temas que unem tecnologia, crédito e desjudicialização. Esse debate reforça o protagonismo da OAB na atuação técnica dos profissionais,” destaca Olivia Manuela da Silva Chaves Pires, presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/SC.
“Itajaí tem sido palco de importantes discussões sobre o Direito Bancário, e este evento é mais uma oportunidade para capacitar a advocacia local e fortalecer o diálogo entre teoria e prática,” afirma Francyelle Bueno Tork Schlemper, presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Itajaí.
“O trabalho conjunto entre comissões estaduais e subseções é o que torna a OAB/SC referência em qualificação jurídica. Esse evento reflete nosso compromisso em oferecer conteúdos de alto nível para toda a advocacia catarinense,” complementa Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC.
Palestrantes confirmados
O evento conta ainda com a participação de um time de especialistas de peso, referências nas áreas de Direito Bancário e empresarial. São eles:
• Patrick Trein – Advogado, coordenador Jurídico, pós-graduado em Direito Processual Civil e integrante do núcleo de estudos em Inteligência Artificial da banca.
• Simone Makki – Advogada, mediadora judicial e extrajudicial pelo CNJ, consultora especializada em Direito do Consumidor e Bancário, ex-presidente e atual Conselheira Consultiva do Fórum dos Procons de Santa Catarina (FPSC), coordenadora de Comissões da OAB/SC e colunista do Jornal Metas.
A advogada Francyelle Bueno Tork Schlemper, ficará responsável pela mediação. Ela também é presidente da Comissão de Direito Bancário da Subseção de Itajaí e membro da Comissão Estadual de Direito Bancário da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


