
No dia 29 de novembro, a Sede Balneária da OAB/SC , em Cachoeira do Bom Jesus (Florianópolis), será o ponto de encontro de advogados(as), estudantes e profissionais de todo o país para o I Encontro Nacional da Advocacia Sistêmica — um evento que une conhecimento jurídico, arte e desenvolvimento humano em uma jornada de aprendizado e conexão.
Organizado pela Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, o encontro tem como propósito fortalecer, divulgar e integrar a advocacia ao conhecimento sistêmico, promovendo uma atuação mais consciente, empática e transformadora dentro do sistema de justiça. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.
Com uma programação intensa, das 9h às 19h, o evento contará com painéis, oficinas, apresentações artísticas e atividades culturais que dialogam com a proposta de uma advocacia mais humana e restaurativa. Entre os destaques está o Espaço Cultural, que reunirá feira de livros, galeria de arte com obras de advogados artistas, estúdio fotográfico temático e gravação de podcasts, valorizando a arte como instrumento de conexão e expressão.
Para a presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB/SC, Michelle Coutinho de Azevedo Carvalho, o evento marca um novo momento para a advocacia:
“O Direito Sistêmico é um convite à escuta, à empatia e ao olhar ampliado sobre os conflitos humanos. Este encontro nasce do desejo de integrar a advocacia a um novo paradigma, em que o conhecimento técnico caminha lado a lado com o autoconhecimento e o respeito à história de cada pessoa envolvida no processo.”
O coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Douglas Dal Monte, reforçou o papel inovador da iniciativa:
“É muito importante proporcionar estes espaços de diálogo e inovação. A Comissão de Direito Sistêmico demonstra, com este evento, como a advocacia pode ser protagonista na construção de uma cultura de paz, promovendo não apenas a solução de conflitos, mas também a transformação das relações sociais.”
Durante o dia, os participantes poderão participar de oficinas práticas, como “Exercícios Sistêmicos – Onde é meu lugar?”, além de momentos de arte e reflexão com apresentações musicais, performances e exposições.
O encontro contará ainda com o envolvimento de diversas comissões da Seccional, subseções de todo o Estado e convidados nacionais ligados à advocacia sistêmica e à Justiça restaurativa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC