A manhã desta segunda-feira (11/11) foi marcada por acolhimento, formação e engajamento social durante a capacitação do projeto Introdução ao "Projeto OAB por Elas – Capital”, realizada no plenário da OAB/SC. A atividade reuniu advogados e advogadas voluntários(as) que atuarão no atendimento humanizado de mulheres vítimas de violência na DPCAMI de Florianópolis.
A capacitação apresentou conteúdos essenciais para a atuação prática dos voluntários, abordando temas como redes de apoio às mulheres, medidas protetivas, protocolo de julgamento com perspectiva de gênero e o protocolo de escuta humanizada — instrumento fundamental para garantir atendimento sensível, responsável e livre de preconceitos.
O encontro também reforçou o compromisso da OAB/SC com a promoção de iniciativas que unem formação, cidadania e enfrentamento à violência doméstica, fortalecendo o papel da advocacia na proteção dos direitos das mulheres.
As exposições foram conduzidas por Denise Marcon, presidente da Comissão Estadual de Combate à Violência Doméstica e coordenadora do projeto; Marta Moura, especialista em Direito das Mulheres e coordenadora operacional; e Aline dos Anjos, secretária-geral da Comissão e plantonista do OAB por Elas. A participação ativa dos voluntários demonstrou a importância da preparação técnica e humana para o trabalho no atendimento às vítimas.
Representando a Seccional, Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC, reforçou o compromisso institucional com a defesa dos direitos das mulheres:
“Eu fico muito orgulhosa de estar aqui hoje compondo esta mesa ladeada por mulheres que tanto inspiram. Por meio da Comissão OAB Por Elas, da Comissão da Vítima, da Comissão do Combate à Violência Doméstica, na integração também com os outros órgãos do estado, com a justiça, com a polícia, com o Ministério Público, mostramos o quão importante é estarmos atentos a esse tema.”
Denise Teresinha Almeida Marcon, presidente da Comissão de Combate à violência Doméstica destacou a importância do envolvimento no projeto:
“Sou muito grata por esse momento e por todas as mulheres que estão aqui envolvidas com esse trabalho. Tenho certeza de que vocês vão se sentir muito realizadas, assim como nós nos sentimos realizando esse trabalho”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


