
Em sintonia com a campanha Outubro Rosa, a OAB/SC realiza, no dia 30 de outubro, o evento “Toque de Vida: combate e prevenção ao câncer de mama” , às 18h30, no Auditório da Seccional. A iniciativa é organizada pelas comissões estaduais OAB Cidadã, Combate à Violência Doméstica e Direito da Vítima, reunindo advocacia, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil em um encontro de reflexão, empatia e conscientização.
O “Toque de Vida” nasce do compromisso com a promoção da saúde, da dignidade humana e do acesso à informação como instrumentos de transformação social. Com uma programação que alia palestras, rodas de conversa, painéis e uma exposição fotográfica, o evento busca fortalecer redes de apoio, desmistificar o câncer de mama e incentivar o autocuidado como um ato de amor e resistência.
Durante o evento, haverá entrega de materiais informativos, debates interativos e momentos de acolhimento, celebrando a força, a coragem e a união das mulheres que enfrentam o câncer de mama. Além disso, o público poderá conhecer o projeto “Mulheres que cuidam de Mulheres”, por meio da exposição fotográfica “Vidas que Inspiram”, organizada em parceria com a AMUCC (Associação Brasileira de Portadores de Câncer). As inscrições podem ser feitas aqui.
“A advocacia tem um papel essencial na construção de uma sociedade mais humana e solidária. Este evento é um convite para olharmos para a saúde como um direito fundamental, que precisa ser garantido e cuidado com responsabilidade e empatia”, destaca Marcos Vinícius Ferreira Corrêa, presidente da Comissão OAB Cidadã da OAB/SC.
“O câncer de mama não é apenas uma questão de saúde, mas também de justiça social. O diagnóstico tardio e as dificuldades no acesso ao tratamento revelam desigualdades que precisam ser enfrentadas com políticas públicas, acolhimento e conscientização”, enfatiza Denise Marcon, presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica da OAB/SC.
“As dores e as superações das mulheres que enfrentam o câncer de mama precisam ser escutadas e reconhecidas. O Toque de Vida é uma oportunidade de valorizar essas histórias e fortalecer o compromisso da advocacia com a dignidade e o cuidado”, afirma Andreia Scheffer, presidente da Comissão de Direito à Vítima da OAB/SC.
Para o coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Douglas Dal Monte, a proposta reforça o papel da Ordem como promotora de ações que ultrapassam o campo jurídico e dialogam com as realidades humanas e sociais: “A OAB/SC reafirma, por meio de iniciativas como esta, seu compromisso com uma advocacia cidadã e transformadora. É um movimento de sensibilização, mas também de responsabilidade social — onde cada gesto pode representar um novo começo na vida de alguém.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC