
O plenário da OAB/SC foi palco, na segunda-feira (7), de mais um momento de integração e construção coletiva: a Reunião Aberta que reuniu membros da Comissão da Jovem Advocacia, da Comissão de Direito do Servidor Público e da Comissão de Direito Previdenciário (Regime Próprio). O tema escolhido para a ocasião foi “Advogando para servidores públicos: da posse até a aposentadoria” e contou com palestras das advogadas Juliana Plácido, especialista em Direito Previdenciário e Melina Zucato, especialista em Direito do Servidor Público.
A reunião teve como objetivo promover o diálogo entre as comissões temáticas, incentivar a troca de conhecimentos e fortalecer a atuação conjunta em pautas estratégicas. A proposta foi criar um ambiente colaborativo, onde diferentes olhares contribuíssem para o aprimoramento da advocacia e para a qualificação do debate sobre o Regime Próprio de Previdência.
Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC, destacou a importância do tema da reunião: "O debate sobre Regime Próprio exige técnica e articulação. Reunir comissões fortalece nossa capacidade de incidir com qualidade. Esse diálogo é essencial para a defesa da advocacia e do servidor público."
Para Gabriela Pereira, que representou a Comissão da Jovem Advocacia, espaços como esse são fundamentais para impulsionar o protagonismo da jovem advocacia: “Esses encontros são muito ricos, são neles que acabamos construindo novas amizades, conseguimos dividir as nossas dores, compartilhar conhecimento e assim crescendo juntos.”
O presidente da Comissão de Direito do Servidor Público, Rafael Campos de Oliveira, reforçou a relevância da área escolhida para o debate: “Nós queríamos apresentar, para a jovem advocacia, para os acadêmicos de Direito, uma área que não é muito falada nas faculdades, mas que está cada vez mais abrindo as suas portas para novos profissionais.”
Já Marisa de Almeida Rauber, presidente da Comissão de Direito Previdenciário (Regime Próprio), destacou a importância da articulação entre as comissões: “Essa aproximação das comissões com quem já está trabalhando e com quem está iniciando ou pretende iniciar nessa carreira é muito bacana.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC