
Prevenir litígios é tão importante quanto enfrentá-los, pensando nisso, a OAB Santa Catarina promove, no dia 23 de setembro, às 18h30, o evento online “O Preço do Risco Trabalhista – Estratégias de integridade e governança para evitar passivo trabalhista”. Organizado pela Comissão Estadual de Processo do Trabalho e pela Comissão Estadual de Conformidade e Compliance, o encontro vai mostrar como práticas de integridade, governança corporativa e auditorias de conformidade podem reduzir riscos e fortalecer a advocacia na defesa de empresas e trabalhadores.
A proposta é oferecer à advocacia catarinense uma visão prática sobre a interface entre compliance e processo do trabalho, evidenciando como rotinas bem estruturadas — de códigos de conduta a canais de denúncia — contribuem para prevenir passivos e garantir maior segurança jurídica.
Com a participação de especialistas de renome, o evento vai reunir advogados(as) em um espaço de aprendizado e troca de experiências, reforçando a importância da advocacia como agente estratégico na prevenção de passivos trabalhistas. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.
Segundo Felipe Hack de Barros Falcão, presidente da Comissão de Processo do Trabalho da OAB/SC e responsável pelo evento, a proposta é aproximar teoria e prática: “Nosso propósito é mostrar como a advocacia pode se beneficiar do alinhamento entre compliance e processo do trabalho. Com uma atuação estratégica, é possível reduzir riscos e fortalecer tanto a advocacia preventiva quanto a contenciosa, garantindo maior segurança e eficiência no exercício profissional.”
Para a presidente da Comissão de Conformidade e Compliance, Alexandra da Silva Candemil, o debate reforça a necessidade de enxergar a advocacia para além do litígio: “Mais do que resolver conflitos, precisamos pensar em como preveni-los. A integridade corporativa, quando bem estruturada, gera segurança jurídica, eficiência e um ambiente de trabalho mais equilibrado.”
O coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Douglas Dal Monte, destaca o compromisso institucional da entidade em estimular debates de alta relevância: “Quando aproximamos temas como compliance e processo do trabalho, ampliamos a capacidade da advocacia de atuar de forma preventiva e estratégica, respondendo melhor às demandas de um mercado cada vez mais complexo e desafiador.”
Confira a programação:
• 18h30 – Reunião da Comissão de Processo do Trabalho
• 18h55 – Abertura oficial com Felipe Hack de Barros Falcão
• 19h – Palestra com Gabriel Dal Piaz
• 19h45 – Palestra com Regina Célia Pezzuto Rufino
• 20h25 – Encerramento e considerações finais
Assessoria de Comunicação da OAB/SC