
A OAB/SC, por meio das Comissões de Famílias e de Sucessões, promove no dia 26 de agosto, das 9h às 18h, na sede da Seccional, um encontro com grandes nomes do Direito: “X Encontro Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões: Desafios, tendências e novas Perspectivas”. A programação inclui temas atuais e sensíveis como divórcio, planejamento sucessório, inovação no registro civil, parentalidade e finitude.
O evento busca proporcionar um espaço de diálogo e atualização para a advocacia catarinense, reunindo profissionais reconhecidos nacional e regionalmente para refletir sobre os desafios e as transformações nas estruturas familiares e patrimoniais da sociedade contemporânea. Serão seis painéis ao longo do dia, com abordagens jurídicas que unem técnica, empatia e interdisciplinaridade. As inscrições podem ser feitas aqui.
Para a advogada Alliny Burich, presidente da Comissão de Sucessões da OAB/SC e uma das organizadoras do evento, a iniciativa é um convite à reflexão sobre cuidado e planejamento: “Vamos tratar de um direito que fala da vida, da morte e das relações que deixamos. É um evento que une técnica e sensibilidade. Planejar também é uma forma de cuidado com quem fica.”
Já Luciana Faísca Nahas, presidente da Comissão de Famílias da OAB/SC e também organizadora do evento, destaca a abordagem humanizada dos temas: “É o Direito das Famílias dialogando com o tempo, com o afeto e com as novas configurações sociais. Queremos promover reflexões profundas. Esse evento é sobre pessoas e seus vínculos.”
Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, reforça o papel estratégico das comissões temáticas na promoção de eventos que dialogam com a realidade da advocacia e da sociedade: “É fundamental promover debates que acompanham as transformações sociais e jurídicas do nosso tempo. Esse encontro é prova do quanto o trabalho conjunto gera conteúdo técnico de altíssimo nível, com impacto direto na atuação profissional e na vida das pessoas.”
Programação
- 08h30 – Credenciamento
- 09h00 – Abertura e apresentação cultural
- 09h30 – Divórcio e direito à felicidade – Maria Berenice Dias | Mediação: Luciana Nahas
- 11h00 – Planejamento Sucessório: do cofre à nuvem – Cíntia Burile | Mediação: Renan Beltrame
- 14h00 – Registro Civil e Inovação – Ana Paula Oliveira | Mediação: Giselle Costa
- 15h00 – Comunicação e Finitude – Bryan Konno Rocholl | Mediação: Alliny Burich
- 16h00 – Acordos Parentais – Quitéria Tamanini e Hildemar Meneguzzi | Mediação: Denise Krug
- 17h00 – Aspectos polêmicos do planejamento sucessório – João Aguirre | Mediação: Juliana Condeixa
- 18h00 – Encerramento