A OAB/SC realizou na última sexta-feira (25), a reunião do Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada, presidido pela vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn. O espaço é voltado ao diálogo entre instituições para a promoção da igualdade de gênero, o fortalecimento da cidadania e a valorização da participação feminina nos processos decisórios.
O encontro ocorreu de forma híbrida, no gabinete da presidência e com transmissão on-line pela plataforma Zoom. A reunião contou com a participação da delegada de Polícia Civil Patrícia Dávila, coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMIs) de Santa Catarina, que apresentou o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica do Governo de Santa Catarina.
Na ocasião, foi reforçada a parceria entre a OAB/SC e a Polícia Civil no tema, com destaque para o programa OAB por Elas, representado pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, e também pela Comissão de Violência Doméstica, que participaram da reunião.
Entre os principais pontos debatidos estiveram:
• Extensão dos horários de funcionamento das DPCAMIs aos finais de semana;
• Expansão das delegacias especializadas e das Salas Lilás em todo o Estado;
• Projetos de conscientização nas escolas sobre violência doméstica;
• Aprovação do projeto do Glossário de Libras sobre violência doméstica, a ser desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa do Fórum, ampliando o acesso à informação e à conscientização de pessoas com deficiência.
Foi anunciada ainda a produção de uma sequência de podcasts fruto da parceria entre o Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada e a CAASC. A iniciativa será realizada por meio do AdvCast e coordenada pela Secretária-Geral Adjunta da CAASC, Dra. Janaína Barea Corbari. O projeto terá como foco a capacitação da advocacia e suas equipes — desde a recepção, estagiários, advogados e funcionários — para o adequado acolhimento e atendimento de vítimas de violência doméstica.
Também foi deliberada a integração de novas comissões da OAB/SC ao projeto – OAB Vai à Escola, Direito do Idoso e Defensoria Dativa –, reforçando a transversalidade da iniciativa e o compromisso institucional de construir soluções conjuntas.
Na avaliação da presidente do Fórum, Gisele Kravchychyn: “Esse espaço nos permite reunir diferentes olhares e experiências para chegarmos a propostas mais consistentes e duradouras. Cada instituição traz sua realidade, e a partir disso conseguimos construir soluções mais viáveis.”
A vice-presidente da CAASC, Maria Tereza Zendavalli, reforçou o papel da advocacia: “A advocacia contribui tanto com feedback sobre os serviços prestados quanto com ideias para aprimorar políticas públicas.”
A delegada Patrícia Dávila salientou a importância da parceria: “Sempre que nos reunimos com a OAB/SC, o diálogo é fértil em ideias e soluções. É um espaço de confiança e cooperação para tratar de temas essenciais.”
A iniciativa consolida a OAB/SC como instituição pioneira na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos fundamentais, transformando debates em ações concretas que fortalecem a advocacia e beneficiam a sociedade catarinense.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC