
A OAB Santa Catarina, por meio da Comissão Estadual de Direito Cooperativo, convida a advocacia catarinense para uma reunião ordinária gratuita e online no dia 13 de outubro de 2025, às 11h, para discutir o tema: “Cooperativismo e a inclusão. Como estamos?”.
O encontro se propõe a promover uma reflexão profunda sobre os desafios e as oportunidades da inclusão no cooperativismo, com foco especial na ampliação da participação feminina e na valorização da diversidade em posições de liderança — como conselhos de administração, diretorias executivas e cargos estratégicos de gestão, consultoria e assessoria jurídica.
O tema ganha relevância renovada diante da promulgação da Lei nº 15.177/2025, ainda que não voltada especificamente às cooperativas, reflete um movimento legislativo mais amplo de valorização de ambientes institucionais plurais, representativos e comprometidos com a equidade de gênero e a diversidade.
A reunião promete ser um espaço de diálogo, aprendizado coletivo e atualização profissional, fortalecendo práticas cooperativistas e promovendo a integração da advocacia em todo o Estado. Garanta sua inscrição aqui.
Para a presidente da Comissão de Direito Cooperativo, Sonia Mara Gabiatti, o evento tem grande relevância:
"Nosso objetivo é tornar as reuniões ordinárias mais instigantes e participativas, oferecendo à advocacia catarinense um espaço de atualização e troca de experiências. A inclusão e a diversidade não são apenas valores sociais, mas pilares para fortalecer o cooperativismo e o Direito Cooperativo no Estado."
O coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Douglas Dal Monte, reforça a importância da iniciativa:
"Eventos como este mostram que o debate qualificado e a capacitação contínua são essenciais para que a advocacia acompanhe as transformações do cooperativismo. Além disso, estimular a participação de mulheres e de profissionais de todas as regiões reforça o nosso compromisso com a integração da classe."
Assessoria de Comunicação da OAB/SC