
A OAB Santa Catarina esteve representada, nesta segunda-feira (28), na abertura da Conferência Nacional de Segurança no Trânsito, realizada em Brasília, no Auditório Eliseu Resende, sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Representando a Seccional catarinense esteve o conselheiro estadual Rafael Piva Neves.
Promovido pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), o evento foi aberto pelo secretário Adrualdo Catão e teve como tema central “Protegendo vidas sobre duas rodas”. A conferência reuniu autoridades, especialistas, pesquisadores e representantes da sociedade civil em torno de um mesmo objetivo: buscar soluções efetivas para reduzir os altos índices de acidentes com motocicletas. Só no primeiro trimestre de 2024, o DataSUS registrou 679 mortes e mais de R$ 257 milhões em custos com internações pelo SUS, evidenciando a gravidade do cenário.
Para Rafael, a presença da OAB/SC nesses espaços vai além da representatividade: é um compromisso com a construção de políticas públicas que salvam vidas. “Temos a responsabilidade de participar ativamente dos debates que impactam diretamente a sociedade. Discutir segurança no trânsito é defender direitos fundamentais, prevenir tragédias e exigir ações eficazes do poder público. A OAB/SC está mobilizada para colaborar com propostas concretas e manter o diálogo aberto com todos os setores envolvidos”, destacou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC