O presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, participou na tarde desta quarta-feira (1º) das comemorações dos 134 anos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), evento realizado na sede do Tribunal, em Florianópolis. A cerimônia reforçou a importância da memória institucional e o Sistema de Justiça.
Antes da solenidade, Mandelli reuniu-se com o presidente do TJSC, desembargador Francisco de Oliveira Neto. Na ocasião, foram discutidas pautas de interesse da advocacia e estratégias para tornar o Judiciário catarinense ainda mais eficiente e próximo da sociedade, reafirmando a atuação conjunta entre as instituições.
A solenidade celebrou a trajetória do Tribunal com homenagens a magistrados, servidores e instituições parceiras. Entre os destaques, o descerramento de uma placa em memória do desembargador José Antônio Marques e a entrega do certificado “Amigo da Memória”, reconhecendo personalidades e entidades que contribuem para a preservação desse legado.
Para Mandelli, a celebração dos 134 anos do TJSC representa a valorização da história e da parceria entre OAB/SC e Tribunal: “Ao celebrarmos os 134 anos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, reverenciamos uma trajetória de dedicação e compromisso que fortalece a Justiça em nosso Estado. Este é um momento para reconhecer a história construída por magistrados, servidores e todos que contribuem para o Sistema de Justiça. A OAB Santa Catarina reforça seu compromisso em manter o diálogo com o TJSC, trabalhando para que a Justiça catarinense seja cada vez mais eficiente, moderna e próxima da sociedade.”
O presidente do TJSC, des. Francisco de Oliveira Neto, agradeceu a presença de todas as instituições e comentou sobre a parceria e bom diálogo com os integrantes do Sistema de Justiça, como a OAB/SC: “Quando passamos nos corredores deste prédio nós temos condições de perceber a história e olhar com firmeza para o futuro. O Poder Judiciário é um só e não é um poder unitário, é mais do que isso, é o Poder Judiciário Nacional. Gostaria de saudar o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, e falar da parceria que temos realizado, seguindo uma tradição histórica em Santa Catarina, em que Poder Judiciário e OAB tem um diálogo firme, forte e de muita franqueza e abertura, respeitando as posições da Ordem dos Advogados, pois algo maior nos une: O Sistema de Justiça”, ressaltou.
O governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, parabenizou a instituição e destacou o trabalho realizado que tornou-se referência: “Gostaria de cumprimentar o TJSC pela sua história, pelo o que existe de mais importante: Seus membros e servidores, que dedicaram a sua vida para construir a história jurídica de Santa Catarina. A Justiça de Santa Catarina é uma das melhores e mais preparadas do Brasil, uma justiça de bons exemplos, eficaz e resolutiva",destacou.
A desembargadora Haidée Denise Grin comentou em seu discurso sobre a importância da data. "É com grande honra e profundo sentimento de responsabilidade institucional que me dirijo aos senhores e senhoras nessa data, tão significativa para o Poder Judiciário de Santa Catarina: Celebrar os 134 anos desta Corte de Justiça transcende a simples marca do tempo. Significa reafirmar o nosso compromisso com a memória, com a história e sobretudo, com a Justiça”, salientou.
O evento também marcou importantes lançamentos simbólicos: o novo crachá estrelado, a exposição “50 anos do Palácio da Justiça Ministro Luiz Gallotti” e a incorporação da obra “Mário Petrelli, o conciliador” ao acervo da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC