A advocacia criminal de Santa Catarina ganhou uma poderosa aliada na hora de exercer suas prerrogativas: a ferramenta “Localiza Preso” que, em apenas alguns cliques, permite que advogados e advogadas localizem em qual unidade prisional seus clientes estão. Este é um antigo pleito da OAB/SC, que foi atendido pela Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri).
Anteriormente, os profissionais estavam sujeitos a dezenas de ligações ou visitas cansativas a diversas unidades prisionais até encontrar o cliente. A mudança, portanto, é um passo importante para tornar a Justiça mais acessível e próxima, facilitando o trabalho de quem defende os direitos de quem está privado de liberdade.
Para o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, a conquista é fruto de uma luta árdua da entidade e garante o direito à ampla defesa e ao acompanhamento jurídico adequado.
“Este feito representa o fortalecimento das prerrogativas da advocacia e reforça a plena e livre defesa do cidadão, pilar do Estado Democrático de Direito”, destaca Mandelli.
Passo a passo de como localizar o cliente preso
-
Acesse o site do Sejuri;
-
Clique em Portal OAB;
-
Selecione Localiza Preso;
-
Faça seu cadastro;
-
Envie a solicitação de seu cliente
E, pronto, em alguns minutos você recebe as informações, de forma simples, rápida e segura.
Lançamento da plataforma
A plataforma “Localiza Preso” foi lançada na terça-feira (16) e contou com a presença do diretor de Assuntos Penais, Guilherme Araújo, da presidente da Comissão Estadual de Assuntos Prisionais, Marina Shinzato, da vice-presidente da Comissão, Josiane Souza de Campos, e da secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


