
A OAB Santa Catarina iniciou a semana com uma importante conquista para a advocacia criminal: duas vagas de estacionamento exclusivas para advogados(as) dentro da Colônia Penal Agrícola de Palhoça. A medida facilita significativamente o acesso dos profissionais à unidade prisional, representando um avanço direto nas condições de trabalho de quem atua na área criminal.
O pleito, que vinha sendo solicitado pela OAB/SC, foi anunciado nesta segunda-feira (30) em uma visita que contou com a presença da presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC, Marina Shinzato e da vice-presidente da Comissão, Josiane Campos, que foram recepcionadas pelo chefe de segurança da Colônia Penal, Ranieri do Rosário Ramos.
“Essa conquista representa o respeito ao exercício da advocacia e à dignidade da nossa atuação. A presença da OAB em pautas como essa é essencial para garantir o efetivo cumprimento das prerrogativas”, destacou o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.
A presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC também celebrou o resultado da articulação. “A criação dessas vagas era nosso principal objetivo. É uma medida simples, mas que tem um grande impacto no cotidiano da advocacia criminal, especialmente diante das dificuldades de acesso ao local”, afirmou Marina Shinzato.
“Garantir duas vagas exclusivas para a advocacia dentro da Colônia Penal de Palhoça é um passo importante para assegurar melhores condições de atuação e respeito às prerrogativas profissionais no ambiente prisional”, destaca Josiane Campos, vice-presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC.
Essa é a segunda conquista em duas semanas: OAB/SC garante vagas de estacionamento e parlatórios revitalizados na Penitenciária da Capital
No dia 20 de junho, a Penitenciária de Florianópolis passou a contar, graças à atuação da Seccional, com três novas vagas de estacionamento exclusivas para a advocacia — totalizando seis vagas — além da revitalização e individualização dos parlatórios, reinaugurados em março, garantindo mais dignidade, segurança e sigilo no exercício da profissão. A medida beneficia mais de 8 mil advogados e advogadas.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC