Na noite desta segunda-feira (9), a OAB/SC foi protagonista de um importante debate sobre alternativas modernas e eficazes para a resolução de conflitos. A "Reunião Aberta da Comissão de Negociação, Conciliação e Mediação: Debate sobre Mediação e Programa Pontes do TJSC", realizada na Sala da ESA, na sede da Seccional em Florianópolis, reuniu especialistas e representantes do sistema de justiça com um objetivo comum: fortalecer a cultura da pacificação e da celeridade processual em Santa Catarina.
Rissiane Goulart, presidente estadual da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC, destacou o papel fundamental da advocacia na construção de um Judiciário mais eficiente, acessível e humano. “Eventos como este são fundamentais para dialogarmos com outras instituições e construirmos juntos um Judiciário mais ágil e acessível à população”, afirmou.
O encontro abordou, por meio de casos práticos e debates enriquecedores, os desafios e as oportunidades na consolidação das políticas públicas de mediação e conciliação. Em pauta, o fortalecimento do Programa Pontes do TJSC, as estratégias para a redução da litigiosidade e a qualificação permanente dos mediadores — elementos essenciais para uma Justiça mais colaborativa e menos conflituosa.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC