A advocacia trabalhista de Araranguá e de todo o extremo sul de Santa Catarina comemora uma conquista que transforma o cotidiano da classe: a inauguração da nova sede da Vara do Trabalho da cidade, realizada nesta quarta-feira (20) e conduzida pelo presidente do TRT12, desembargador Amarildo Carlos de Lima. O espaço, que também era um dos pleitos da OAB/SC, proporciona mais condições para o pleno exercício da profissão, refletindo diretamente na qualidade do atendimento aos clientes e na celeridade processual.
Representando a OAB/SC, a diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho, Rejane Sanchez, ressaltou que a mudança vai além da infraestrutura: trata-se de valorização profissional. “Esta nova sede não é apenas uma mudança de endereço; é um avanço significativo para a advocacia da região. Um ambiente adequado, acessível e moderno reflete diretamente na qualidade do trabalho de advogadas, advogados, servidores; na celeridade processual e consequentemente, no integral acesso à justiça", afirmou.
A conquista do novo espaço foi um pleito importante da OAB Araranguá, que desempenhou papel decisivo ao interceder junto à União e ao TRT12 para viabilizar a destinação da área onde a nova vara foi instalada. “Após a identificação da área disponível, a OAB Araranguá atuou de forma firme junto à União e ao TRT12, pleiteando a destinação do espaço para abrigar a nova Vara do Trabalho, essencial para a nossa região”, destacou Rafael Vicente, presidente da subseção.
Com 378 m², a nova sede supera as limitações do prédio anterior, oferecendo salas apropriadas para audiências e atendimentos, estacionamento interno e ambientes planejados para conforto, ergonomia e acessibilidade. Isso representa mais eficiência e menos desgaste para a advocacia, que passa a contar com um espaço à altura da importância de sua atuação.
Durante a visita à nova sede, foi conferido o local destinado à futura sala de apoio à advocacia da OAB, que ainda será equipada e adequadamente montada para atender os profissionais. Estiveram presentes na ocasião o ouvidor-geral adjunto da OAB/SC, André Barreto; o presidente da OAB Turvo, Fábio Visintin; o vice-presidente da OAB Sombrio, Marcelo Rovaris de Luca; a conselheira estadual da OAB/SC, Paula Cristhina Boeira Mendes; a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/SC, Mara Mello; além de diversos advogados e advogadas da região.
Sob a condução dos juízes Rodrigo Goldschmidt (titular) e Ricardo Jahn, a Vara do Trabalho de Araranguá já figura entre as mais produtivas de Santa Catarina, com índice de resolução de 96% em 2024. Agora, com a nova estrutura, o atendimento aos jurisdicionados das 14 cidades da região – de Sombrio a Praia Grande – poderá ocorrer com mais segurança, agilidade e dignidade.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC