
A OAB Santa Catarina marcou presença na solenidade de posse dos novos desembargadores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Emanuel Shenkel do Amaral e Silva e Gladys Afonso. O evento aconteceu nesta quarta-feira (4), na sede do TJSC, em Florianópolis.
Representando a presidente, Cláudia Prudêncio, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Rafael Horn, participou da cerimônia, que reuniu autoridades, membros do sistema de justiça, familiares e amigos dos empossados.
Durante a solenidade, conduzida pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, foram destacadas as trajetórias de ética, compromisso e dedicação dos novos desembargadores. O evento também ressaltou a importância da integração entre as instituições para fortalecer o sistema de justiça catarinense.
"Parabenizo os novos desembargadores Gladys e Emanuel e saúdo com alegria o Governador Jorginho Mello, reconhecido por sua trajetória pública e por liderar um governo de realizações. Cumprimento também a deputada Paulinha, representante do Poder Legislativo, e o Dr. Rafael Horn, vice-presidente do Conselho Federal da OAB, símbolo da institucionalidade e parceria com a advocacia. Hoje, o Tribunal se ilumina para homenagear as trajetórias de vossas excelências, reafirmando o compromisso do Judiciário em cumprir sua missão constitucional, fortalecer o Estado Democrático de Direito e honrar o papel das instituições públicas. Agradeço a presença de todas e todos", salientou o presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto.
"Refleti bastante sobre os assuntos que gostaria de abordar neste discurso, em um dia tão histórico para mim. Passei horas tentando escrever e sintetizar temas de interesse geral e econômico, especialmente diante do momento tão difícil que o país enfrenta. Contudo, Senhor Presidente, peço licença para deixar essas preocupações de lado, ao menos por ora, e me concentrar em uma história de sucesso e alegria. O Poder Judiciário de Santa Catarina é uma prova incontestável dessas conquistas e realizações. Temos muito do que nos orgulhar, Senhor Presidente, meus caros colegas. Agradeço a Deus amplamente, pois a Ele devo tudo o que sou e o que tenho. Tento retribuir humildemente, como um servo do Grande Arquiteto do Universo, por meio da caridade", disse o novo desembargador do TJSC, Emanuel Shenkel do Amaral.
"Inicialmente, gostaria de registrar meu agradecimento especial ao governador Jorginho Melo pela indicação do meu nome e pela confiança depositada na minha escolha para o cargo de Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Continuarei honrando o estado de Santa Catarina, assim como o fiz ao longo da minha trajetória no Ministério Público. Muito obrigada pela confiança. Não posso deixar de mencionar que, se minha mãe estivesse aqui hoje, ou onde quer que ela esteja, tenho certeza de que estaria muito feliz. Este é um momento de profunda felicidade para mim, sobretudo por ela", salientou a nova desembargadora do TJSC, Gladys Afonso.
Sobre os empossados
O magistrado Emanuel Schenkel do Amaral e Silva, natural de Bom Retiro, tem 53 anos e iniciou sua carreira em 1996, como juiz substituto, atuando em Joinville e Itajaí. Passou pelas comarcas de Imaruí, Canoinhas, Tubarão e, desde 2004, Blumenau, onde foi titular da 2ª Vara da Fazenda e Vara Regional de Execuções Fiscais desde 2013. Em 2020, venceu o Prêmio Innovare na categoria Juiz pelo projeto Transação Tributária.
Gladys Afonso ingressou no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em 1988, como promotora substituta em Blumenau, tendo sido titular em diversas comarcas e promovida à procuradora de justiça em 2004. Durante sua carreira, exerceu funções como assessora do procurador-geral, subprocuradora-geral, corregedora-geral e coordenadora de diferentes áreas operacionais do MPSC. Presidiu os fundos de Reconstituição de Bens Lesados e de Modernização do Ministério Público, integrou bancas de concurso e atualmente atua na Procuradoria Civil Difusa, no Órgão Especial e no Conselho Superior do MP. Graduada pela UFSC, também foi professora em instituições como Unisul, Unoesc e Escola Superior do MPSC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC