Com apoio da OAB Cidadã, a Campanha Vote Consciente foi apresentada para representantes de diferentes organizações da sociedade civil e comunidade acadêmica durante o evento que discutiu a criação do Observatório Social de Santa Catarina, na última segunda (5), na Udesc, em Florianópolis.
O presidente da Comissão Estadual de Acesso à Justiça, José Cristóvam, representando o presidente da Seccional, Paulo Brincas, chamou a atenção para a necessidade da consciência do eleitorado sobre a responsabilidade das escolhas que se faz no cenário político.
Cristóvam também falou sobre o papel das instituições no fomento do debate público sobre a política, a necessidade de recuperação como instrumento de avanço e incremento dos interesses da sociedade, além da importância de chamar a responsabilidade para os cidadãos com relação ao papel desempenhado nas eleições. “Precisamos, sim, qualificar a política, mas para isso é necessário qualificar o debate político a partir da inserção da sociedade neste debate”, reforçou.
O evento foi promovido pela turma de mestrandos da Udesc Esag, também idealizadores do projeto do Observatório Social de SC, que é inédito no País em âmbito estadual, e que conta com entidades do gênero atuando em 110 municípios de 19 estados brasileiros, sendo 20 em Santa Catarina.
Sobre a criação do Observatório, foram planejadas ações em três etapas: mobilização da sociedade, projeto de financiamento e constituição jurídica da instituição. Concluída a primeira etapa, o projeto segue sob coordenação dos observatórios sociais dos municípios e de voluntários – um novo encontro sobre o assunto deve ocorrer em Lages, no final deste mês.
Participaram do encontro o coordenador do projeto OAB Cidadã Júlio dos Santos Neto, a presidente da Comissão Ângela Marcondes, a secretária geral Aline Cristina de Souza da Silva Maldonado, e os integrantes Magda Elisabete da Silveira Swobdo e Roberto Bispo Pereira. Também estiveram presentes os representantes dos observatórios sociais dos municípios catarinenses, o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, e o acadêmico Marcelo Brognoli da Costa – também auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), representando a turma de mestrandos da Udesc Esag.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC (com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc Esag)


