
A OAB Santa Catarina marcou presença, nesta quarta-feira (30), na solenidade de lançamento do Programa Pet Levado a Sério, iniciativa do Governo do Estado. O evento também marcou a abertura do 1º Fórum Catarinense de Combate à Crueldade Animal, reforçando o compromisso de Santa Catarina com a proteção e o bem-estar dos animais.
A Ordem foi representada por Mônica Mattedi, vice-presidente da Comissão de Direitos dos Animais, que destacou a importância da presença da advocacia em pautas que envolvem a proteção animal. “A defesa dos direitos dos animais também é uma expressão do nosso compromisso com uma sociedade mais justa, ética e consciente. Participar de um programa dessa magnitude reforça o papel institucional da OAB na construção de políticas públicas sustentáveis e humanas”, afirmou Mônica. Gianca Piccolotto, membra da Comissão, também esteve presente no evento.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde, o programa visa não apenas o controle populacional de cães e gatos por meio da castração, mas também o enfrentamento direto à crueldade animal. Com a iniciativa, Santa Catarina se posiciona como referência nacional em políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
O evento aconteceu no auditório da GRANFPOLIS, em Florianópolis, e reuniu autoridades, representantes de organizações da sociedade civil, gestores municipais e profissionais da área. Durante o fórum, foram debatidas estratégias de combate aos maus-tratos, ações interinstitucionais e a importância do engajamento da sociedade no cuidado e na proteção dos animais.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC