O presidente da OAB Santa Catarina Juliano Mandelli, assinou nesta terça-feira (9) a renovação da Ordem com o Programa Novos Caminhos, durante cerimônia realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A assinatura garante a continuidade da iniciativa por mais cinco anos, reforçando o compromisso da Seccional com ações de educação, saúde, empregabilidade e desenvolvimento pessoal para crianças e adolescentes em situação de acolhimento.
Além disso, foi firmado um acordo para a criação de uma plataforma integrada de dados, que permitirá gestão eficiente das informações, monitoramento dos resultados e maior transparência nas ações.
Para Mandelli, a participação da OAB/SC reafirma o papel social da advocacia. “A OAB Santa Catarina sente-se honrada em ser parceira dessa iniciativa, afinal acreditamos que o verdadeiro papel das instituições vai muito além de cumprir as nossas missões, mas também se realiza quando unimos esforços em prol do bem comum e da cidadania”, afirmou.
O 1º vice-presidente do TJSC, desembargador Cid José Goulart Junior, destacou a importância do programa. “Essa é uma luta suprapartidária, de coração aberto, pelo próximo. Um programa como esse dá soluções para a nossa sociedade”, afirmou.
A desembargadora Rosane Portella Wolff, responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude, ressaltou que a renovação representa um marco na trajetória de inclusão, autonomia e dignidade de crianças e jovens atendidos pelo programa. “O Novos Caminhos é uma ponte entre o acolhimento e a construção de uma vida autônoma e digna”, afirmou.
Desde 2013, o programa já atendeu 9,2 mil crianças, adolescentes e jovens, promovendo 16,5 mil matrículas em educação básica e cursos profissionais e encaminhando 2 mil jovens ao mercado de trabalho, incluindo vagas com carteira assinada, estágios e programas de aprendizagem. O modelo chegou a ser replicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o Brasil.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC