A OAB Santa Catarina segue reforçando os canais de diálogo e atuação conjunta com suas Subseções e órgãos internos. Nesta quarta-feira (9), o presidente da Seccional, Juliano Mandelli, recebeu em seu gabinete, em Florianópolis, o presidente da OAB Araranguá, Rafael Oliveira Vicente, acompanhado do ouvidor-geral adjunto da OAB/SC, André Barreto.
O encontro teve como foco o debate de pautas prioritárias para a advocacia da região Sul do Estado, com ênfase em soluções práticas e no alinhamento institucional entre a Seccional e a Subseção. Durante a reunião, foi entregue um ofício com as principais demandas da advocacia araranguaense, acompanhado de um plano de ação para viabilização das propostas.
“Nosso compromisso é ouvir a advocacia catarinense, compreender seus desafios e atuar de forma firme e coordenada na defesa dos direitos e das prerrogativas da classe”, destacou o presidente Juliano Mandelli.
O presidente da OAB Araranguá, Rafael Oliveira, ressaltou a importância do diálogo direto com a Seccional: “Ter esse espaço aberto com a presidência da OAB/SC é fundamental para avançarmos em pautas estruturantes. A escuta ativa e o alinhamento institucional garantem mais assertividade nas ações”, afirmou.
Diálogo entre gerações: visita de membros honorários vitalícios
Ainda na agenda do dia, o presidente Juliano Mandelli recebeu em seu gabinete duas visitas ilustres: os membros honorários vitalícios da Seccional, Fernando Carioni e João Shaefer. O encontro simbolizou o fortalecimento do diálogo entre gerações da advocacia catarinense e proporcionou um momento de troca de experiências e histórias sobre a construção da OAB/SC.
Durante a visita, ambos receberam das mãos do presidente seus processos originais de inscrição na OAB/SC — documentos históricos que reúnem registros significativos de suas trajetórias na advocacia e na própria Ordem. Trata-se de arquivos com documentos físicos acumulados ao longo dos anos, desde a inscrição como advogados até as contribuições prestadas em diferentes cargos da instituição.
João Shaefer teve uma trajetória marcante na Seccional, tendo presidido a OAB/SC em três mandatos: de 1º de fevereiro de 1971 a 31 de janeiro de 1973, de 1º de fevereiro de 1973 a 2 de fevereiro de 1975 e de 1º de fevereiro de 1987 a 31 de janeiro de 1989. Também ocupou diversos outros cargos no Sistema OAB, contribuindo significativamente para o crescimento institucional.
Fernando Carioni, por sua vez, presidiu a OAB/SC entre 1º de fevereiro de 1995 e 31 de dezembro de 1997. Sua gestão foi marcada por dedicação e compromisso com o fortalecimento da advocacia catarinense e com o aprimoramento dos serviços oferecidos pela Ordem.
“Receber os presidentes Fernando Carioni e João Shaefer é um momento de grande valor para a nossa gestão. É com o legado e a experiência deles que seguimos trabalhando para defender as prerrogativas da advocacia e fortalecer a nossa instituição”, afirmou Mandelli.
O diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB/SC, Rui Cesar Voltolini e o procurador-geral de Prerrogativas da OAB/SC, Rafael Luiz Siewert, também estiveram presentes.