A OAB Santa Catarina iniciou a 9ª edição do Programa de Mentoria da Jovem Advocacia nesta quarta-feira (16), com uma recepção especial na sede da Seccional, em Florianópolis, reunindo mentores e mentorados. O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, acolheu os participantes ao lado de membros da diretoria e da Comissão da Jovem Advocacia, celebrando mais uma etapa de um dos projetos mais transformadores voltados à jovem advocacia catarinense.
Para advogadas e advogados com até cinco anos de inscrição, o programa conecta profissionais em início de carreira a mentores experientes, promovendo uma troca rica de conhecimentos, vivências e orientações práticas sobre os desafios da profissão.
“Este programa representa o cuidado da OAB/SC com quem está começando e mostra que, aqui, desde o primeiro passo, ninguém caminha sozinho. Queremos que os jovens advogados e advogadas se sintam apoiados, valorizados e prontos para crescer na profissão”, afirmou o presidente Juliano Mandelli.
Na ocasião, os mentores receberam certificados em reconhecimento à atuação voluntária, enquanto os mentorados foram acolhidos com um manual de diretrizes do programa. O momento também foi marcado por um diálogo aberto entre todos, fortalecendo o propósito da iniciativa: construir uma advocacia mais colaborativa, preparada e conectada.
A diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC, Isadora Barth, também destacou o impacto da iniciativa na construção de uma advocacia mais sólida e acolhedora: “A mentoria é um marco na trajetória de muitos colegas que estão começando. Acompanhamos de perto histórias de crescimento, superação e fortalecimento profissional. É gratificante ver que, a cada edição, mais jovens se sentem pertencentes à advocacia e mais preparados para os desafios da profissão.”
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Maria Eduarda Passos, ressaltou a importância da proposta: “É comum iniciarmos a profissão com muitas dúvidas e incertezas. Por isso, ter um espaço que nos dê suporte e referência desde o início é fundamental para fortalecermos o nosso crescimento profissional”, pontuou.
A diretora de Inovação e Tecnologia, Clarissa Medeiros, comentou sobre o crescimento do projeto, em relação a edições anteriores: "Esse é um projeto muito legal. Começou há alguns e é muito bonito ele tomando essa forma, ganhando tamanho e proporção.", salientou.
Agora, com as vagas já preenchidas, a nova edição da mentoria será desenvolvida ao longo dos próximos meses, com encontros periódicos, atividades práticas e acompanhamento direto entre mentor e mentorado.
Sobre mentorar e ser mentorado
Promovido pela Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, o programa conecta mentorados a advogados e advogadas que já enfrentaram as dificuldades do início da profissão e podem oferecer apoio prático e estratégico. (Programa de Mentoria da Jovem Advocacia da OAB/SC chega à 9ª edição: inscreva-se e transforme sua carreira!)
Assessoria de Comunicação da OAB/SC