A OAB Santa Catarina participou, nesta segunda-feira (22), da solenidade de abertura do Workshop de Formação Continuada de Mediadores e Conciliadores Judiciais, promovido pela Academia Judicial de Santa Catarina em formato híbrido. O evento segue até terça-feira (23) com palestras e painéis que abordam os desafios e as perspectivas da mediação e conciliação no sistema de justiça.
Na abertura, a advocacia catarinense esteve representada pela presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/SC, Luciana Faisca Nahas, e pela presidente da Comissão de Negociação, Mediação e Conciliação da OAB/SC, Rissiane Goulart. Também compuseram a mesa de autoridades o juiz André Alexandre Happke, coordenador do CEJUSC; o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, segundo vice-presidente do TJSC; e o desembargador Marcos Fey Probst, vice-diretor-executivo da Academia Judicial.
Para Luciana Faisca Nahas, a mediação representa um novo olhar para os conflitos familiares: “A mediação familiar representa um avanço significativo, porque coloca no centro do processo não apenas a disputa jurídica, mas sobretudo o cuidado com as pessoas envolvidas. O foco da mediação é a solução efetiva do conflito, preservando vínculos e permitindo que as partes construam juntas um caminho de pacificação. É olhar para além do processo, buscando o bem-estar das famílias.”
Já Rissiane Goulart ressaltou a importância da mediação como método adequado de resolução de conflitos em diferentes áreas: “A mediação é um instrumento fundamental para transformar a forma como lidamos com os litígios. Ao proporcionar diálogo e cooperação, ela fortalece a cultura de paz e se mostra como um caminho eficaz, célere e humanizado para a solução das controvérsias, independentemente da temática envolvida.”
Com a presença ativa da advocacia, o workshop reforça a importância da formação continuada de mediadores e conciliadores, valorizando a cooperação entre magistrados, advogados e demais profissionais na construção de uma justiça mais célere, humanizada e promotora da paz social.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC