Entre os dias 15 e 17 de outubro, a OAB Santa Catarina marcou presença no V Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres (CBRRD), realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, sob a coordenação do CEPED/UDESC.
A Ordem foi convidada a compor a mesa de abertura, representada por José Mauro da Costa, membro da Comissão Estadual de Direito dos Desastres. Durante os três dias de programação, a Comissão, presidida por Paulo Bento Forte Júnior, atuou ativamente nas atividades, com o apoio do Grupo Intercomissões — formado pelas Comissões de Assistência Social e de Direito da Vítima, apoiadoras do evento.
Com o tema “Resiliência e Inovação na GIRD: Conectando Saberes”, o congresso reuniu pesquisadores, gestores públicos, técnicos e representantes de órgãos de defesa civil de todo o país, promovendo o debate sobre práticas inovadoras na gestão de riscos e desastres.
A OAB/SC também manteve um estande institucional, que se tornou ponto de encontro para profissionais da advocacia, autoridades e representantes de diversas instituições.
“A presença da OAB/SC em tão destacado evento, confirma a importância da nossa Instituição e o papel do direito na prevenção e mediação de crises, contribuindo para soluções que garantam segurança e dignidade às comunidades”, afirmou José Mauro da Costa.
“O evento reafirma o compromisso da Ordem em fortalecer políticas públicas efetivas e integrar o direito às ações de resiliência e resposta a desastres, em prol da sociedade”, destacou Paulo Bento Forte Júnior.
“A atuação conjunta das comissões demonstra que o olhar da advocacia vai além das questões jurídicas, alcançando o cuidado com as pessoas e a reconstrução social — seja por meio de medidas preventivas, seja em ações diretas diante de tragédias”, destacou Andreia Scheffer, presidente da Comissão de Direito da Vítima da OAB/SC.
“Eventos como esse reforçam a importância da solidariedade e da atuação humanizada da advocacia diante das vulnerabilidades que os desastres evidenciam”, afirmou Soraia Moraes Vicente, presidente da Comissão de Assistência Social da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


