A abertura do III Congresso de Direito das Famílias aconteceu nesta quinta-feira (6), em Palhoça, marcando o início de um dos maiores encontros do segmento em Santa Catarina. O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, conduziu a solenidade ao lado da presidente da Subseção local, Solane Schafer, do tesoureiro da Seccional, Jean Leomar, e de demais lideranças da Ordem.
O evento deu início a uma programação repleta de palestras e oportunidades de networking, reunindo grandes nomes da advocacia. Promovido pela Subseção de Palhoça, com atividades até sexta-feira (7), o congresso debate temas centrais e atuais do Direito das Famílias, como:
- Recursos nas ações de família e sucessões;
- Casamento no Direito Internacional e Reforma do Código Civil;
- Mediação e seus desafios;
- Fraude à partilha no divórcio;
- Particularidades da partilha no Agronegócio;
- Planejamento sucessório;
- Relações afetivas e famílias reconstituídas;
- Abandono afetivo e alienação parental.
Mandelli destacou a importância do evento, que propõe discussões qualificadas sobre temas que impactam diretamente a advocacia e a sociedade:
“Essa temática, talvez uma das mais importantes do direito. A gente trata relações humanas, mas também de afeto. Então, é preciso capacitação, sensibilidade e aperfeiçoamento profissional. Prova disso, é que conseguimos, junto ao Tribunal de Justiça, o reconhecimento da importância de se tratar este tema com muito cuidado com a criação da 9ª e 10ª Câmara Civil, que terão uma temática especial em direito das famílias e sucessões.”
Solane Schafer, presidente da OAB Palhoça, destacou a alegria de receber o evento, que está consolidado como um marco na Subseção e para toda a comunidade jurídica: “Aqui vamos discutir não apenas normas e precedentes, mas vidas, afetos, vulnerabilidades e a busca constante por justiça e dignidade.”
Diego Voloski, presidente da Comissão de Direito da Família da Subseção, comentou sobre a satisfação em receber o congresso e agradeceu o apoio da Seccional: “Além do congresso, nós tivemos bastante apoio, inclusive, na questão de esforços para [instalação da] 2ª Vara da Família aqui na OAB Palhoça, então nós tivemos o apoio de sempre da Seccional nesses quesitos.”
Ezair Meurer, diretor da ESA/SC, enalteceu o fato de a Subseção ser presidida por uma mulher e a representatividade de Palhoça na advocacia catarinense: “Outrora tínhamos que atravessar a ponte para pegar grandes eventos, grandes palestrantes, hoje é ao contrário. Conseguimos que colegas de outras cidades também venham a Palhoça.”
Mayara Cabral, delegada da CAASC, representou no evento o presidente da instituição, Pedro Miranda. Ela colocou a entidade à disposição dos advogados: “A CAASC abraça a advocacia catarinense e hoje viemos abraçar também o nosso congresso. A CAASC é de todos, sejam todos bem-vindos.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


