
A OAB/SC marcou presença, na noite desta quarta-feira (4), no lançamento do livro A Sociedade, o Direito e o Preconceito, de autoria do desembargador aposentado Jorge Schaefer Martins. O evento foi realizado na sede da Associação dos Magistrados Catarinenses, em Florianópolis, e reuniu advogados, magistrados, servidores do Judiciário e representantes da comunidade jurídica. Representando a Seccional, participaram do evento a vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn e a diretora de Educação Jurídica da OAB/SC, Helena Pitsica.
A obra promove uma reflexão profunda sobre as manifestações de preconceito na sociedade e no sistema de justiça, com uma abordagem que combina aspectos históricos, sociológicos e jurídicos. O autor analisa os impactos do preconceito no sistema penal e nas ações de seus operadores, defendendo a conscientização como instrumento fundamental para a efetivação dos princípios constitucionais da igualdade, solidariedade e justiça social.
A vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn, enfatizou sobre o papel transformador da advocacia."Como operadores do Direito, temos o dever de enfrentar o preconceito que ainda persiste em nossas instituições. A obra do desembargador Schaefer Martins nos desafia a refletir sobre como podemos atuar, na prática, para construir um sistema de justiça mais justo e igualitário. Este não é apenas um debate jurídico, mas um compromisso ético com a sociedade que servimos."
Durante o evento, Helena Pitsica destacou a importância do tema abordado pela obra. “Discutir o preconceito sob a ótica do Direito é desnaturalizar práticas enraizadas e fortalecer a democracia. Esta obra nos convoca a refletir sobre nosso papel na construção de uma sociedade mais justa, onde a lei seja instrumento de transformação, não de exclusão”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC