
Cumprindo a agenda institucional do dia, o presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, realizou na tarde desta quarta-feira (25) uma reunião virtual com a diretoria da Comissão Estadual OAB Por Elas. Durante o encontro, foi apresentado e debatido o planejamento das ações para a gestão 2025/2027. Participaram da reunião Patrícia Nicodemus Valenzuela, presidente da Comissão; Patrícia Christina Fileti, vice-presidente; Silvana Travasso, secretária-geral; e Patrícia Magri, secretária-geral adjunta.
Entre os destaques da reunião estiveram a apresentação do plano de implementação das Salas OAB Por Elas em todo o estado, uma das prioridades da atual gestão. O projeto prevê espaços de acolhimento e escuta qualificada para advogadas e mulheres em situação de vulnerabilidade, e será fortalecido a partir do mapeamento das unidades já existentes e da aplicação de um formulário padronizado nas subseções para atualização dos dados.
Ainda durante o encontro, foi formalizado oficialmente ao presidente da Seccional o convite para o evento “Os desafios da aplicação da Lei Maria da Penha após 20 anos”, realizado pela ESA/SC no dia 4 de agosto de forma virtual e que busca promover uma reflexão crítica sobre os avanços e entraves da legislação, reunindo especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
Além disso, a Comissão apresentou a iniciativa da realização do Colégio de Presidentes e Coordenadores OAB Por Elas, previsto para o final de 2026 ou início de 2027, voltado ao intercâmbio de boas práticas e à consolidação da rede de proteção à mulher em todo o estado.
“Seguimos com o firme compromisso de estruturar políticas permanentes de acolhimento e enfrentamento à violência contra a mulher. A OAB/SC está atenta, fortalecendo cada vez mais a atuação das comissões e o trabalho em rede”, afirmou o presidente Juliano Mandelli.
“A reunião foi importante para alinhar prioridades e dar andamento a projetos estruturantes, como a expansão das Salas OAB Por Elas e a realização de eventos estratégicos. Nosso compromisso é e sempre será com o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em todo o estado", destacou Patrícia Nicodemus Valenzuela.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC