Na terça-feira (26), a OAB Santa Catarina sediou o X Encontro Catarinense de Direito das Famílias e Sucessões: Desafios, tendências e novas perspectivas. O evento reuniu advogados, juízes, acadêmicos e especialistas em um ambiente rico de troca de experiências, com debates sobre temas atuais e sensíveis, como divórcio, planejamento sucessório, inovação no registro civil, parentalidade e finitude, promovendo reflexões sobre as transformações nas estruturas familiares e patrimoniais da sociedade contemporânea.
Com programação que se estendeu das 9h às 18h, os seis painéis do encontro proporcionaram discussões que integraram técnica, humanização e interdisciplinaridade, reforçando o papel das comissões da OAB/SC na promoção de debates que acompanham as transformações sociais e jurídicas e fortalecem a atuação da advocacia catarinense.
Entre os temas abordados estiveram divórcio, planejamento sucessório digital, inovação no registro civil, comunicação e finitude, acordos parentais e aspectos polêmicos do planejamento sucessório, sempre mediados por profissionais renomados no cenário nacional e estadual.
Caroline Rasmussem, secretária-geral adjunta e corregedora-geral do TED da OAB/SC, representou a Seccional e ressaltou a relevância do encontro: “É assim que conseguimos deixar a nossa OAB cada vez mais presente, combativa e inovadora. Hoje, a Casa da Cidadania é também a casa das famílias e do Direito das Sucessões.”
A vice-diretora-geral da ESA/SC e presidente da Comissão Estadual de Famílias, Luciana Faísca Nahas, destacou a participação de palestrantes de destaque: “Receber Maria Berenice Dias aqui é uma alegria imensa. Suas ideias, sempre revolucionárias e à frente do seu tempo, são fundamentais para a advocacia.”
Margareth da Silva Hernandes, coordenadora-adjunta das comissões, reforçou a importância de humanizar o Direito: “À medida que a sociedade evolui, torna-se cada vez mais essencial tratarmos a advocacia com empatia, solidariedade e humanização, valores que devem nortear nosso trabalho diário.”
Para Ana Paula Guedes Werlang, diretora de eventos da CAASC, eventos como este fortalecem a valorização da profissão: “Construímos, em prol da advocacia catarinense, espaços nos quais possamos ser vistos, reconhecidos e nos orgulhar da profissão que exercemos.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC