
Na noite desta segunda-feira (16), a Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB/SC promoveu uma relevante reunião aberta no Plenário da Seccional, com o tema “Tecnologia, Fraude e Vulnerabilidade”. A iniciativa integrou as ações do Junho Violeta – mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa – e teve como foco os desafios e riscos enfrentados por esse público na era digital, com destaque para as fraudes tecnológicas.
O encontro promoveu um debate qualificado sobre os impactos crescentes dos golpes virtuais, especialmente entre a população idosa. Entre os temas discutidos, estiveram o uso indevido do nome de advogados, fraudes envolvendo dados do INSS, descontos irregulares em benefícios previdenciários e golpes aplicados por meio de redes sociais.
Além de ampliar o debate sobre as novas formas de violência digital, a reunião reforçou a importância do Junho Violeta como um período de reflexão e mobilização por uma sociedade mais justa, segura e respeitosa com seus idosos.
A presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa, Ariane Angioletti, destacou a atualidade e urgência do tema: "Em um cenário onde a tecnologia avança rapidamente, é fundamental estarmos atentos às novas formas de vulnerabilidade que atingem especialmente os mais velhos. O mês de junho reforça a importância de continuarmos a nossa luta por um ambiente seguro para essa população – tanto no mundo físico quanto no digital."
Assessoria de Comunicação da OAB/SC