O presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, prestigiou a Sessão Plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), realizada na quinta-feira (29), e utilizou a tribuna para destacar o papel da advocacia no colegiado e a atuação do juiz efetivo Ítalo Mosimann, que encerra seu biênio na Corte. O advogado tomou posse em 2023, na vaga de juiz efetivo, categoria Jurista, do Pleno do TRE-SC.
Em sua fala, Mandelli ressaltou a importância da vaga como instrumento de pluralidade e fortalecimento do sistema de justiça, destacando a atuação do juiz Ítalo Mosimann como exemplo de compromisso institucional, sensibilidade e respeito às prerrogativas da advocacia. “Ítalo, ao longo destes dois anos, honrou essa missão com inteligência, equilíbrio e profundo senso de justiça. Trouxe consigo o olhar aguçado do advogado, a escuta atenta de quem conhece os desafios da profissão, e a postura serena e ética de quem sempre compreendeu o papel essencial da advocacia no sistema de justiça”, afirmou o presidente.
Durante o biênio, Ítalo Mosimann também atuou como juiz ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Sua gestão foi marcada por um período de intensa atividade e modernização da Ouvidoria, setor essencial para a comunicação entre o cidadão e a Justiça Eleitoral catarinense. A Ouvidoria expandiu seus serviços e implementou novas tecnologias com o objetivo de aprimorar a transparência, a responsividade e o acesso à informação.
Com emoção, Mosimann destacou o sentimento de gratidão pela experiência vivida no TRE-SC. “Ao encerrar meus dois anos de atuação como juiz efetivo deste Tribunal Regional Eleitoral, sinto-me profundamente grato e emocionado. Foi uma experiência intensa, desafiadora e extremamente gratificante, na qual pude vivenciar, na prática, o verdadeiro sentido de defender a democracia e zelar pela lisura dos processos eleitorais — mesmo diante dos temas mais complexos e sensíveis. Enfrentamos decisões que exigiram coragem, sensibilidade e, acima de tudo, compromisso com a justiça e com a sociedade.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC