A OAB/SC marcou presença na abertura do 1º Congresso Internacional do Procon Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira (4), no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Promovido pelo Governo do Estado, o evento reuniu autoridades e especialistas para debater os principais desafios das relações de consumo na era digital. A vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn, representou a diretoria da Seccional e destacou a importância da articulação entre as instituições para a efetiva defesa dos direitos do consumidor.
Com uma programação intensa que segue até quinta-feira (5), o Congresso se consolida como espaço estratégico para troca de experiências, fortalecimento de redes de colaboração e formulação de políticas públicas voltadas à proteção do consumidor.
Entre os temas debatidos nos painéis, destacaram-se questões centrais da atualidade: golpes e fraudes digitais, os impactos da transformação digital no mercado, o comércio ilegal e suas consequências econômicas, além do crescente problema do superendividamento.
Durante sua participação, Gisele Kravchychyn ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da cidadania. “Iniciativas como esta são fundamentais para aproximar o sistema de Justiça, os órgãos de defesa do consumidor e a sociedade. Em um cenário cada vez mais digital, em que novas formas de violação emergem diariamente, é essencial unirmos esforços para assegurar a proteção dos consumidores e manter o equilíbrio nas relações de mercado. A OAB/SC se orgulha de contribuir com essa construção coletiva por uma sociedade mais justa e bem informada”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC