A OAB Santa Catarina segue atuando com firmeza e propósito em defesa dos interesses da advocacia. Na manhã desta quinta-feira (13), a diretoria da Seccional se reuniu na sede da Ordem, em Florianópolis, para alinhar ações, estratégias e novos projetos voltados à valorização da classe em todo o Estado.
“Cada reunião é uma oportunidade de transformar boas ideias em entregas reais para a advocacia. Nosso compromisso é modernizar, inovar e continuar próximos da advocacia catarinense”, destacou o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli.
Posse da nova diretora de Inclusão e Acessibilidade, com destaque nas ações no Mês da Consciência Negra
No início da reunião, houve o ato de assinatura de posse da nova diretoria de Inclusão e Acessibilidade da OAB/SC. A advogada Daíra de Jesus, de Brusque, foi nomeada como diretora da pasta. Ela atuará a frente dos projetos voltados à inclusão, acessibilidade e temas correlatos.
"A diversidade deve estar refletida em todas as instâncias da OAB/SC. É uma construção contínua de respeito e representatividade" Juliano Mandelli.
“A presença negra na advocacia é resistência, potência e transformação. Trabalharemos para que a OAB seja cada vez mais diversa, inclusiva e reflexo real da sociedade que defendemos.”, enfatizou Daíra de Jesus, diretora de Inclusão e Acessibilidade da OAB/SC.
Durante o encontro, os diretores apresentaram suas pautas e relatorias, reforçando o compromisso coletivo com uma gestão eficiente e voltada a resultados concretos. A reunião contemplou a apresentação de temas relevantes, como:
-Representatividade racial no mês da Consciência Negra;
-Novo sistema de votação do Conselho Pleno;
-Suspensão de prazos processuais da OAB/SC;
-Licenciamento da presidência e Sessão do Conselho em Joinville.
Novo sistema de votação do Conselho Pleno da OAB/SC
Sob relatoria do presidente Juliano Mandelli, foi apresentado à diretoria um vídeo demonstrativo do novo Sistema de Votação do Conselho Pleno, uma proposta inovadora que visa garantir mais agilidade, transparência e segurança nas deliberações internas da Ordem.
“Estamos testando tecnologias que tornam o processo decisório mais dinâmico, seguro e transparente. A modernização é essencial para uma OAB que acompanha o ritmo da advocacia e da sociedade”, destacou Mandelli.
Suspensão dos prazos processuais da Seccional
O presidente também apresentou proposta de resolução para a suspensão dos prazos processuais internos entre 20 de dezembro de 2025 e 20 de janeiro de 2026, garantindo melhor organização administrativa durante o recesso.
“A previsibilidade é fundamental para que toda a advocacia planeje suas atividades com tranquilidade e segurança”, ressaltou Mandelli.
Licenciamento da presidência e Sessão do Conselho em Joinville
Mandelli comunicou ainda seu licenciamento da presidência entre 11 de dezembro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, período em que o secretário-geral Óliver Jander Pereira assumirá interinamente a presidência da Seccional.
A última Sessão do Conselho Pleno de 2025 será realizada em Joinville, no dia 11 de dezembro, reforçando o compromisso da OAB/SC com a descentralização das atividades e a valorização das subseções do interior.
“A OAB é de todo o Estado, e estar presente nas regiões é uma forma concreta de reconhecer a força da advocacia catarinense”, destacou Óliver Jander Pereira.
Outros temas em pauta
Além das pautas prioritárias, também foram debatidos o calendário institucional da OAB/SC para 2026, o planejamento orçamentário plurianual, novos projetos de modernização e ações voltadas à valorização profissional e representatividade da advocacia.
A reunião reafirmou o compromisso da atual gestão com uma atuação firme, moderna e integrada, sempre pautada pelo diálogo e pela eficiência administrativa.
Participaram da reunião: Gisele Kravchychyn (vice-presidente da OAB/SC), Óliver Jander Pereira (secretário-geral), Jean Leomar Pereira (diretor tesoureiro), Deborah Lazzaris (tesoureira-adjunta), Rui Cesar Voltolini (diretor de Prerrogativas e Valorização da Advocacia), Adriano Tavares da Silva (diretor de Relacionamento com a Justiça Estadual), Jorge Mazera (Justiça Federal), Rejane Sanchez (Justiça do Trabalho), Luiz Bessa Neto (Justiça Eleitoral), Isadora Barth (Iniciação Profissional), Rodrigo Goethen (Atendimento), Isabela Medeiros (Administrativo), Daíra de Jesus (Inclusão e Representatividade), Helena Pitsica (Educação Jurídica), Cesar Wolff (Relações Institucionais), Erivelton Filetti (Ouvidor-Geral), Rodrigo Prigol (Controlador-Geral Adjunto) e Samantha de Andrade (presidente da OAB Balneário Piçarras).
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


