A Seccional apoia as campanhas promovidas no mês de setembro que têm o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer colorretal e abrir a discussão para o suicídio, respectivamente. No próximo sábado, 10 de setembro, haverá em Florianópolis ações de conscientização para ambos os temas.
Para difundir informações de prevenção sobre o câncer colorretal, integrantes da Campanha Setembro Verde estarão no Centro de Florianópolis, entre 9h e 13h do dia 10 de setembro, no calçadão da avenida Paulo Fontes (altura do Terminal de Integração do Centro). ?De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, no ano passado foram registrados no Brasil mais de 15 mil novos casos de câncer de cólon e reto em homens e mais de 17.500 casos em mulheres. A campanha Setembro Verde é promovida pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção de Câncer de Intestino (ABRAPRECI) e Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
Considerada a segunda causa de morte no mundo entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Centro de Controle de Doenças (CDC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o suicídio é o tema central da campanha Setembro Amarelo, que pretende a partir da discussão auxiliar na diminuição do estigma sobre o tema, abrindo espaço para a busca por ajuda profissional.
Difundida no Brasil desde 2014, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) e Conselho Federal de Medicina (CFM), com apoio de instituições catarinenses. A caminhada “Setembro Amarelo pela vida” será realizada no dia 10 de setembro, em Florianópolis, com saída da Av. Beira Mar Norte (altura do Koxixo’s) às 15h30.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


