A OAB Santa Catarina, representada pelo ouvidor-geral adjunto, André Barreto, marcou presença na solenidade de posse de Marcelo Brito de Araújo como procurador de justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O evento foi realizado nesta quinta-feira (6), na sede da instituição, em Florianópolis.
A posse foi conduzida pela procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanessa Wendhausen Cavallazzi e reuniu lideranças do Sistema de Justiça do Estado.
Segundo André Barreto, a presença da Seccional em momentos como este reforça o papel da Ordem como parceira estratégica das instituições que compõem o Sistema de Justiça:
“É uma satisfação representar a advocacia catarinense nesta solenidade e parabenizar o doutor Marcelo pela merecida ascensão na carreira. O Ministério Público tem um papel essencial na defesa da ordem jurídica e dos direitos da sociedade, e a OAB/SC mantém o compromisso de seguir atuando lado a lado, fortalecendo o diálogo e a integração entre as instituições que constroem o Sistema de Justiça”, destacou André Barreto.
"A ascensão ao cargo de procurador de justiça não é apenas o último no grau da carreira, mas um reconhecimento a uma vida inteira dedicada à causa pública. Não se trata de coroar o passado, mas de renovar o compromisso com o futuro, onde o MPSC segue sendo a voz da constituição, guardião dos direitos e intérprete sensível das dores sociais.", afirmou Vanessa Wendhausen Cavallazzi, procuradora-geral de Justiça do MPSC.
"Apesar de ter alçado esse novo grau, continuarei com a mesma verve na procuradoria. Nunca esquecerei que o verdadeiro Ministério Público se faz na base. É onde a nossa verdadeira essência sai da letra fria da lei e se transforma em um instrumento de modificação social. Agora inicío uma nova jornada no Colégio de Procuradores imprimindo a mesma vontade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, livre e solidária”. , declarou o novo procurador de justiça do MPSC, Marcelo Brito de Araújo.
Sobre o novo procurador
Integrante do Ministério Público desde 1995, Marcelo Brito de Araújo iniciou sua trajetória como Promotor de Justiça Substituto na comarca de Itajaí. Atuou como titular nas comarcas de Imaruí, São José do Cedro, Anchieta, Xaxim, Dionísio Cerqueira, Sombrio e Lages, além de ter coordenado o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) da Serra Catarinense.
Em 2011, passou a atuar na Capital, com passagens pela 5ª Promotoria Especial e pelas 35ª e 25ª Promotorias de Justiça. Desde a criação, integra o Grupo de Atuação Especializado em Educação (GAEDUC) e também participa da Comissão Permanente de Educação (COPEDUC), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) e do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


