O trabalho não para na Ordem catarinense, com mais uma semana de intensa na agenda institucional, com a OAB/SC comparecendo e participando de eventos de diversas instituições, sempre dialogando e contribuindo ativamente nas discussões relevantes para a advocacia e sociedade catarinense.
OAB/SC presente no Seminário Nós por Elas, realizado pelo TJSC
Na manhã da última segunda-feira (22), a OAB/SC participou do Seminário Nós Por Elas, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O evento ocorreu no auditório Ministro Teori Zavascki, na sede do tribunal, em Florianópolis. Representando a Ordem e toda a sua diretoria, esteve presente Rejane Sanchez, diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC.
Com o tema central "Vulnerabilidade Climática, Digital e Geográfica das Mulheres", o seminário teve como objetivo fomentar o diálogo e o fortalecimento de uma cultura de proteção dos direitos humanos no âmbito do Poder Judiciário, promovendo equidade e justiça social. A proposta está alinhada aos propósitos do Instituto Nós Por Elas, uma ONG que atua diretamente no combate à violência e à desigualdade.
"Representar a OAB/SC neste fórum reforça nosso compromisso institucional com a equidade de gênero e a justiça social. Precisamos unir forças, Judiciário e advocacia, para construir mecanismos eficazes de proteção aos direitos das mulheres" afirmou Rejane Sanchez.
Solenidade homenageia Bombeiros Militares tombados em serviço
Também na segunda-feira (22), a OAB/SC marcou presença na cerimônia em homenagem aos Bombeiros Militares de Santa Catarina que tombaram em serviço. A solenidade ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, e reuniu militares, familiares e civis. Representando a Ordem, esteve presente Gil Norton Amorim, membro da Comissão de Direito Militar da OAB/SC.
O evento teve como objetivo prestar a devida homenagem e manter viva a memória dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) que perderam a vida no exercício da nobre missão de socorrer e proteger a sociedade catarinense. Durante a cerimônia, após homenagens póstumas, placas com os nomes de dois bombeiros foram afixadas no memorial que reverencia os heróis da corporação.
É um dever de toda a sociedade honrar a memória daqueles que deram a vida pela proteção do próximo. Esta homenagem reforça o valor inestimável do serviço prestado por esses heróis", enfatizou Gil Norton Amorim.
Concerto da Banda do CBMSC e formatura de oficiais marcam as comemorações dos 99 anos da corporação
Como parte das celebrações pelos 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a OAB/SC esteve presente na terça-feira (23) ao Concerto da Banda de Música do CBMSC. O evento ocorreu no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), e contou com a representação da Ordem por Victor Malheiro, presidente da Comissão de Direito Militar da OAB/SC.
Na oportunidade, a Banda do CBMSC, formada por mais de 50 músicos e regida pelo sargento Marcelo Augusto Menezes, apresentou um repertório variado, que incluiu clássicos da música erudita, sucessos da MPB, trilhas de cinema e canções internacionais.
Na sexta-feira (26), a Ordem catarinense também compareceu na solenidade que marcou os 99 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, um evento simbólico realizado no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis.
As celebrações destacaram a tradição e a renovação da corporação com a formatura do Curso de Formação de Oficiais, momento que simboliza a preparação de uma nova geração de líderes para comandar as operações de salvamento e proteção da população.
Victor Malheiros destacou a importância da parceria entre as instituições: "É uma honra para a OAB/SC participar deste momento histórico, que celebra não apenas quase um século de existência, mas uma trajetória de incalculável dedicação à sociedade catarinense.”, finalizou.
Ordem catarinense prestigia posse de Ana Blasi na Academia Catarinense de Letras Jurídicas
A OAB Santa Catarina, representada por sua vice-presidente Gisele Kravchychyn, participou na última quarta-feira (24) da posse da desembargadora Ana Cristina Ferro Blasi como membro da Academia de Letras Jurídicas de Santa Catarina (ACALEJ). A solenidade ocorreu no auditório da Justiça Federal, em Florianópolis, e reuniu magistrados, advogados e profissionais do Direito.
A nova acadêmica ocupará a cadeira de nº 6, que tem como patrono Pedro de Moura Ferro e foi anteriormente ocupada por seu pai, o desembargador do TJSC Aluizio Blasi, falecido em 2018. Em seu discurso, a desembargadora, que também é ouvidora-geral e da mulher, enfatizou a importância da ocupação de espaços institucionais por mulheres e fez homenagens à família.
Sobre o momento, a vice-presidente da OAB/SC, Gisele Kravchychyn, comentou: "É uma honra testemunhar a posse da desembargadora Ana Cristina na ACALEJ. Sua trajetória inspiradora, honrando o legado de seu pai, reforça a importância da presença feminina em todas as esferas do Direito. Sua voz somará à Academia, enriquecendo o debate jurídico com excelência e representatividade."
OAB/SC debate avanço econômico em frente parlamentar na Câmara de Florianópolis
A OAB Santa Catarina participou, na quinta-feira (24), da 2ª Reunião de 2025 da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis. A instituição foi representada por Rodrigo Bertoncini, presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/SC.
O encontro debateu pautas essenciais para o município, com espaço para contribuições dos participantes. Dois temas foram destacados:
-O andamento de projetos prioritários, que incluirá audiências públicas.
-A análise de relatório sobre iniciativas com impactos negativos no setor.
“A integração entre o Legislativo e a sociedade civil é fundamental para criar um ambiente jurídico seguro, que incentive investimentos e gere desenvolvimento para Florianópolis,” comentou Rodrigo Bertoncini.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC