Foi realizada nesta sexta-feira (25), mais uma Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB/SC, em Florianópolis. O encontro, conduzido pelo presidente da Seccional, Juliano Mandelli, reuniu conselheiros(as) estaduais, membros da diretoria da OAB/SC, conselheiros federais, representantes da CAASC, ESA e Comissões temáticas.
O evento marcou a aprovação do edital da Conferência Estadual da Advocacia, além de apresentar oficialmente a diretoria do recém-criado Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada da OAB/SC e o calendário de ações da CAASC para 2025. Também foram tratados assuntos internos da Ordem, como julgamentos de processos disciplinares.
Ao iniciar, o presidente Mandelli destacou que o Conselho Pleno é o espaço de construção coletiva das decisões mais relevantes da Seccional, reforçando a importância do diálogo e da escuta ativa por meio de advogados(as) voluntários. “É aqui que a advocacia catarinense se reconhece e avança. Este Conselho reflete a diversidade, a força e o comprometimento da classe. Agradeço a presença, entrega e compromisso de cada um dos senhores e senhoras”, afirmou.
Apresentação da diretoria do Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada
A apresentação oficial da diretoria do Fórum Interinstitucional da Mulher Advogada da OAB Santa Catarina representou um grande momento da sessão. Instituído por resolução aprovada pela diretoria da Seccional, o Fórum é uma instância permanente de diálogo e cooperação entre a OAB e diversas instituições do sistema de justiça e da sociedade civil organizada, com foco na promoção da equidade de gênero e fortalecimento da mulher na advocacia.
Com composição majoritariamente feminina e representatividade interinstitucional, o Fórum será coordenado por:
-
Gisele Lemos Kravchychyn, presidente (representando a OAB/SC);
-
Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente (representando a CAASC);
-
Luciana Nahas, secretária-geral (representando a ESA/SC);
-
Janaina Prazeres, secretária-geral adjunta (representando as Comissões).
O espaço tem como objetivos fomentar a participação das mulheres em cargos de liderança, propor ações de enfrentamento à discriminação, incentivar boas práticas de equidade de gênero no meio jurídico e fortalecer redes de acolhimento à mulher advogada. Além disso, também prevê a atuação conjunta com instituições como o TJSC, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Ministério Público, Defensoria Pública, tribunais de contas e entidades jurídicas e associativas. “Com o Fórum, estamos criando um canal permanente de articulação, escuta e construção de políticas afirmativas. É um passo essencial na consolidação de uma advocacia mais justa, plural e representativa”, destacou Gisele Kravchychyn.
Resultados e plano de ações CAASC
Ainda durante a sessão, o presidente da CAASC, Pedro Miranda, apresentou o calendário de atividades para o ano de 2025, reforçando o compromisso da Caixa com o cuidado da advocacia. O cronograma inclui a intensificação de campanhas de saúde, ações de bem-estar, ampliação dos serviços itinerantes e projetos que levam atendimento direto às Subseções do interior do estado.
Também foram destacados os programas de vacinação, exames preventivos, atividades esportivas e parcerias que visam fortalecer o vínculo da advocacia com a entidade, que apresentaram grandes resultados, como o Março Lilás, que contou com mais de 800 inscrições em todo o Estado . “Estamos focados em estar presentes em todos os cantos do estado. A CAASC é uma extensão da OAB que cuida da advocacia em todas as suas dimensões. E assim iremos seguir”, afirmou Pedro Miranda.
Presenças: Óliver Jander Costa Pereira, secretário-geral da OAB/SC; Caroline Rasmussen, secretária-geral adjunta da OAB/SC; Jean Leomar, tesoureiro da OAB/SC; Deborah Gumz, tesoureira-adjunta da OABSC; Isabela Medeiros, diretora administrativa da OAB/SC; Rui César Voltolini, diretor de Prerrogativas e Defesa dos Honorários da OAB/SC; Thiago Degasperin, diretor executivo da OAB/SC; César Augusto Wolf, diretor de Relações Institucionais; Isadora Mello Guimarães Barth, diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC; Rejane Sanches, diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho da OAB/SC; Adriano Tavares, diretor de Relacionamento com a Justiça do Estado de Santa Catarina; Rafael de Assis Horn, conselheiro federal, membro honorário vitalício da OAB/SC e coordenador-geral das Comissões do CFOAB; Cláudia Prudêncio, conselheira federal e membra honorária vitalícia da OAB/SC; Herta Souza, conselheira federal da OAB/SC e presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada; Ezair Meurer, diretor-geral da ESA/SC; Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Janaína Prazeres, coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC; Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente da CAASC; Rodrigo Soethe, secretário-geral da CAASC; Hélio Brasil, presidente do TED da OAB/SC; Adriano Zanotto, membro honorário vitalício da OAB/SC; Rafael Búrigo Serafim, controlador-geral da OAB/SC.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC