
Na manhã desta segunda-feira (1º), a OAB/SC promoveu o Simpósio “Cidadania e Bem-Estar: Um Olhar para a Saúde Mental”, reunindo advogados(as), psicólogos, médicos, assistentes sociais e membros da comunidade no Plenário da Seccional. Organizado pela Comissão OAB Cidadã, o evento teve como objetivo principal fortalecer o debate sobre a saúde mental como um direito fundamental - temática de grande relevância no mês de setembro, marcado pela campanha nacional Setembro Amarelo.
A programação teve início às 10h e contou com a Palestra Magna “Saúde mental como direito fundamental e elemento da cidadania”, ministrada pelo psicólogo Yuri dos Santos Eller Verzola, mestre em Saúde Coletiva pela UFSC e docente da UNIVALI. Com vasta experiência acadêmica e clínica, o palestrante trouxe uma abordagem sensível e crítica sobre o papel das instituições, das políticas públicas e das relações sociais na promoção da saúde mental e na valorização da vida.
O evento proporcionou um espaço de diálogo interdisciplinar e reflexões profundas sobre o cuidado coletivo, o bem-estar social e o papel da cidadania na construção de uma sociedade mais saudável e acolhedora.
Marcos Vinícius Ferreira Corrêa, presidente da Comissão OAB Cidadã, destacou o papel social do encontro: "Nossa preocupação é sempre nos fazermos dotados de conhecimento, para reverberarmos para a vida e para a sociedade. Todos nós estamos em fase de construção, então muito mais do que podermos nos autoavaliar, é poder avaliar o próximo."
Betânia Cassol, secretária-geral da Comissão OAB Cidadã, agradeceu a presença do palestrante: "Em nome da Comissão eu gostaria de agradecer imensamente a presença do Yuri, que topou estar aqui conosco hoje para conversar e dar luz a uma temática tão importante, que é a saúde mental."
Assessoria de Comunicação da OAB/SC