A advocacia de São Joaquim viveu um momento histórico na tarde desta quinta-feira (23), com a inauguração da primeira sede própria da subseção — um sonho antigo que se tornou realidade e simboliza o fortalecimento da advocacia local.
A nova Casa da Advocacia é fruto de um trabalho coletivo iniciado em 2021, com o lançamento da pedra fundamental durante a gestão do então presidente Rafael de Assis Horn. Em 2023, sob a presidência de Cláudia Prudêncio, foi apresentado o projeto da obra. A conclusão e entrega do novo espaço, em 2025, sob liderança do presidente Juliano Mandelli, simbolizam a importância da continuidade e do compromisso da OAB/SC em oferecer o melhor à advocacia catarinense.
O evento, conduzido pelo presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, reuniu lideranças da Ordem, autoridades e advogados(as) da região para celebrar a conquista e, na sequência, a posse da diretoria eleita para o triênio 2025/2027, liderada pelo presidente Eugênio Hugen Pagani.
Em seu discurso, Mandelli destacou a importância da conquista e da união. “Muito mais do que a entrega de uma obra física ou uma solenidade festiva, nesse momento celebramos a essência da democracia, a unidade da nossa OAB, e a renovação dos nossos quadros, que tornam a Ordem dos Advogados do Brasil uma instituição indispensável para a sociedade brasileira.
Representando o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, o conselheiro federal da OAB e coordenador-geral das Comissões Temáticas do CFOAB, Rafael de Assis Horn, relembrou o início da iniciativa, durante uma visita ao município ainda em 2019, na celebração dos 40 anos da Subseção. “O trabalho de responsabilidade fiscal vem sendo realizado desde a gestão do presidente Paulo Brincas. Depois, demos continuidade a esse compromisso: quando fui presidente da OAB Santa Catarina, tive como tesoureiro o atual presidente Juliano Mandelli, e a Cláudia, então presidente da Caixa, também fazia parte dessa equipe. Nesses três anos, com uma gestão responsável, criamos as condições para que hoje a instituição possa realizar investimentos que, se olharmos nossa história, são verdadeiramente excepcionais”, ressaltou.
A conselheira federal da OAB e membra honorária vitalícia, Cláudia Prudêncio, falou sobre o legado deixado para a advocacia de São Joaquim e de todo o Estado. “Tive ao meu lado Juliano Mandelli, meu sucessor, e juntos, nos últimos três anos, lado a lado, sonhamos e conquistamos. E não foi só São Joaquim — foi todo o Estado de Santa Catarina que foi contemplado com o trabalho que realizamos, junto de um time incrível”, relembrou.
O presidente da OAB São Joaquim, Eugênio Hugen Pagani, que também tomou posse para mais um mandato na ocasião, assumiu o compromisso de uma gestão participativa e próxima da classe. “Assumimos com o compromisso de diálogo constante e trabalho dedicado à advocacia. Que esta sede seja, de fato, a casa de todos os advogados da nossa comarca”, declarou.
O presidente da CAASC, Pedro Miranda, reforçou o apoio da instituição e o simbolismo da nova sede. “Este espaço é a materialização do nosso compromisso com a advocacia. Que ele se torne um ponto de encontro, de aprendizado e de inspiração para todos os colegas — a verdadeira casa da advocacia em São Joaquim”, destacou.
Uma conquista para a história
Com 158 m² de construção em um terreno de 900 m², a nova sede conta com auditório, recepção, sala de reuniões, copa, banheiros, estacionamento o novo Hub da advocacia CAASC, além de uma área de lazer de 40 m² com churrasqueira.
Fundada em 1979, a Subseção de São Joaquim é uma das mais antigas de Santa Catarina e abrange os municípios de Alfredo Wagner, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urubici e Urupema. A entrega da sede representa um passo definitivo rumo à valorização e à autonomia da advocacia da Serra Catarinense.
Diretoria e Conselho empossados
Diretoria eleita para o Triênio 2025/2027:
- Eugênio Hugen Pagani (presidente)
- Cristiane Nunes Nesi (vice-presidente)
- Giovana Moraes Pagani Comaru (secretária-geral)
- Sarita Nunes (secretária-geral adjunta)
- Márcio Pereira (tesoureiro)
Delegados da CAASC: Fernando Teixeira Luiz e Tais de Souza Alves Grassi.
Conselho da Subseção: Alceri Chiodeli Junior; Bruna Carolina Matos Warmling; Bruno Morais Macedo; Carlos Augusto Wehle; Cristiano Souza da Rosa; Daiane Rodrigues de Jesus; Eriovaldo de Souza Junior; Gustavo Moraes Pagani; Isabella Stefanni Costa Bitencourt; Ivanildo Tadeu Castelo de Barros; Josiane Borguezan; Lilian Biolo Nunes; Murilo Souza da Rosa; Roberta de Brida; Suzana Hinckel Maciel Neuhaus; Taise de Haro; Wagner Carboni da Silva.
Galeria de Ex-Presidentes celebra a trajetória da advocacia em São Joaquim
Durante a solenidade, também foi inaugurada a Galeria de Ex-Presidentes da OAB São Joaquim, um espaço que presta homenagem àqueles que dedicaram parte de suas trajetórias ao fortalecimento da advocacia na região. A cerimônia contou com discurso do atual presidente da Subseção, Antônio Hugen Nunes, em nome de todos os ex-presidentes.
A homenagem simboliza o reconhecimento e a gratidão da advocacia de São Joaquim a todos que, com dedicação e compromisso, contribuíram para a consolidação e o prestígio da Subseção ao longo de mais de quatro décadas de história.
Integram esta trajetória: Antônio Hugen Nunes, Flávio Rodrigues Martins, Ivanildo Tadeu Castelo de Barros, Eugênio Hugen Pagani, Rogério Vieira, Elvio Castelo Branco, Juliano Martorano Vieira, Márcio Pereira, Fábio Matos Goulart, Sarita Nunes e Cristiano Souza da Rosa.
Compuseram a mesa diretiva: Juliano Mandelli, presidente da OAB Santa Catarina; Eugênio Hugen Pagani, presidente da OAB São Joaquim; Cláudia Prudêncio, conselheira federal da OAB e membra honorária vitalícia da OAB Santa Catarina; Rafael de Assis Horn, conselheiro federal da OAB, coordenador-geral das Comissões Temáticas do CFOAB e membro honorário vitalício da OAB Santa Catarina; Pedro Miranda, presidente da CAASC; Jean Leomar Pereira, diretor-tesoureiro da OAB Santa Catarina; Thiago Degasperin, diretor Executivo da OAB Santa Catarina; Rui César Voltolini, diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB Santa Catarina; Rodrigo Goetten de Almeida, diretor de Atendimento da OAB Santa Catarina; João José Ramos Schaefer, membro honorário vitalício da OAB/SC e ex-desembargador do TJSC; José Teodoro de Sena Amaral, prefeito do município de São Joaquim e Ronaldo Denardi, diretor do Foro da Comarca de São Joaquim.



