
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Santa Catarina (TED/SC) manteve ritmo intenso de trabalho nos últimos dois meses, realizando sessões em diferentes regiões do estado e garantindo celeridade na análise dos processos disciplinares.
Em agosto, o TED promoveu duas sessões:
- Blumenau (22/8) e Chapecó (29/8), com um total de 42 processos julgados.
Já em setembro, três sessões movimentaram o calendário:
- São José (5/9), Lages (12/9) e Florianópolis (26/9), que juntas somaram 62 julgamentos.
Ao todo, 104 processos foram analisados entre agosto e setembro de 2025, número significativamente superior ao mesmo período de 2024, quando foram julgados 75 processos (44 em agosto e 31 em setembro).
Além do aumento nos julgamentos, o número de despachos de admissibilidade também demonstra o avanço da gestão. Somente em 2025, foram registrados 1.354 despachos de admissibilidade.
Entre os novos pedidos de representação disciplinar, cerca de 60% são arquivados liminarmente e 40% instaurados para averiguação dos indícios de infração, sendo que o julgamento final é realizado pelo TED.
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, destacou a importância do resultado: “Esse crescimento reflete o trabalho sério e comprometido do TED e de toda a Ordem em garantir a ética profissional. Aceleramos a tramitação dos processos disciplinares, ao mesmo tempo em que reforçamos a confiança da sociedade na advocacia catarinense.”
Segundo Hélio Brasil, presidente do Tribunal, “a realização descentralizada das sessões também garante maior aproximação com a advocacia em todas as regiões do estado, consolidando a atuação da Ordem de forma ampla e efetiva.”
Já Caroline Rasmussen, secretária-geral adjunta da OAB/SC e corregedora-geral do TED da Seccional, reforçou o impacto dos números: “Os dados de admissibilidade mostram a agilidade e o comprometimento desta gestão. Em 2025, o volume de casos analisados supera com folga os anos anteriores, evidenciando o empenho da Ordem em dar respostas céleres e efetivas.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC