A Sessão do Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB realizou, na manhã desta terça-feira (18), uma solenidade em comemoração aos 95 anos da Ordem dos Advogados do Brasil. O evento, conduzido pelo presidente Beto Simonetti, lotou o Plenário da OAB/DF e reuniu lideranças do Sistema OAB de todo o país.
Fundada em 1930, a OAB consagrou-se como uma das instituições mais respeitadas do Brasil, com atuação decisiva na vida jurídica e na defesa das causas civis da sociedade. Ao longo de sua história, a entidade esteve presente nos momentos cruciais da democracia brasileira – da resistência a regimes de exceção à ativa participação na construção da Constituição de 1988, sempre como voz jurídica e guardiã das garantias individuais.
A Seccional de Santa Catarina foi representada por sua bancada e outras lideranças do sistema OAB, composta por Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC; Rafael Horn, membro honorário vitalício e conselheiro federal da OAB/SC; Claudia Prudêncio, membra honorária vitalícia e conselheira federal da OAB/SC; Eduardo de Mello e Souza, conselheiro federal da OAB/SC; Herta de Souza, conselheira federal da OAB/SC; José Cristóvam, conselheiro federal da OAB/SC; Mauricio Voos, membro honorário vitalício da OAB/SC; Luciana Nahas, vice-diretora da ESA/SC; Cesar Wolff, diretor de Relações Institucionais da OAB/SC e Rafael Piva, conselheiro estadual da OAB/SC.
Entrega da Medalha Comemorativa dos 95 Anos
Como parte das comemorações, o Conselho Federal preparou uma homenagem especial, simbolizando a história de luta e compromisso da OAB com a advocacia. A medalha comemorativa de 95 anos foi entregue aos membros honorários vitalícios e às bancadas estaduais. A bancada catarinense, presente em peso, foi uma das agraciadas.
“Esta medalha simboliza nove décadas e meia de uma incansável luta pela democracia e pela justiça. Para nós, da OAB/SC, é um estímulo para continuar avançando e honrando este legado”, afirmou Gisele Kravchychyn.
“É uma emoção receber esta honraria em um momento tão significativo. Representa o reconhecimento de uma vida dedicada à advocacia e aos valores da nossa Ordem”, complementou Rafael Horn.
“Uma justa homenagem a todos que, dia após dia, constroem a força e a credibilidade desta Casa. É um orgulho fazer parte desta história”, disse Claudia Prudêncio.
“Celebramos não só o passado, mas olhamos para o futuro. Esta medalha fortalece nosso compromisso com uma advocacia cada vez mais inovadora e relevante”, declarou Eduardo de Mello e Souza.
“Um marco para todos que defendem a Justiça e a Cidadania. A OAB segue seu caminho, firme e forte, graças à dedicação de seus membros”, ressaltou José Cristóvam.
“Este momento nos enche de orgulho e nos inspira a continuar trabalhando por uma instituição sempre sólida e representativa”, finalizou Herta de Souza.
Integração Nacional das ESAs e IAB
Outro destaque da sessão foi a assinatura de um termo de cooperação que promove a integração da ESA Nacional com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e todas as Escolas Superiores de Advocacia do país. A iniciativa, apresentada por Rita Cortez, presidente do IAB, e Gedeon Pitalunga Jr., coordenador-geral da ESA Nacional, criou uma plataforma unificada para a promoção do conhecimento e capacitação da advocacia.
“Este momento simbólico ficará na história da nossa instituição. Convidamos o IAB para esta parceria, ficando à disposição para escrevermos juntos novos capítulos em defesa da cidadania brasileira”, afirmou Gedeon Pitaluga Jr.
“Firmar este convênio hoje é contribuir para a história da nossa entidade máxima. É um momento ímpar nas nossas vidas e na vida da advocacia”, pontuou Rita Cortez.
Lançamento do "Contrate Honorários Advocatícios"
Na ocasião, foi lançado o curso gratuito "Contrate Honorários Advocatícios", sob coordenação da conselheira federal da OAB/MT Fernanda Brandão. A iniciativa busca solucionar uma das grandes dificuldades dos profissionais do Direito.
“É com grande satisfação que anunciamos este curso, construído a partir da vivência de profissionais que enfrentaram desafios para serem remunerados de forma justa. Honorários transparentes garantem profissionalismo e segurança jurídica na relação com o cliente”, destacou Fernanda Brandão.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC


