A advocacia de Araranguá e região ganhou, nesta quarta-feira (10), dois novos espaços de valorização e acolhimento. As solenidades de entrega dos espaços foram conduzidas pelo presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, acompanhado do presidente da Subseção de Araranguá, Rafael de Oliveira, da secretária-geral adjunta da OAB/SC, Caroline Rasmussen, demais membros da diretoria da Seccional e da Subseção, além da advocacia local.
“A entrega de duas salas — a do projeto OAB Por Elas e a da Justiça do Trabalho — mostram a amplitude do nosso compromisso.
Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC, ressaltou a importância das inaugurações: "Estamos cumprindo nossa missão institucional de oferecer mais estrutura para a advocacia, mas este dia tem um significado ainda maior. A entrega de duas salas — a do projeto OAB Por Elas e a da Justiça do Trabalho — mostram a amplitude do nosso compromisso. De um lado, fortalecemos a atuação profissional, garantindo melhores condições de trabalho para a advocacia. De outro, reafirmamos nossa responsabilidade social, ao criar um espaço que acolhe, protege e dá voz às mulheres vítimas de violência. Esses projetos se completam, porque unem a defesa das prerrogativas à defesa da cidadania. "
Para o presidente da Subseção, Rafael de Oliveira, os novos espaços fortalecem a advocacia local: “Araranguá celebra hoje duas conquistas importantes: um espaço renovado para atender mulheres que precisam de acolhimento e uma sala moderna para que a advocacia atue com estrutura e eficiência no dia a dia forense.”
Kayanna Freitas, presidente da Comissão de Direito da Vítima e do OAB Por Elas da Subseção de Araranguá, destacou: "Esse espaço é muito mais do que uma sala. É um lugar para que as mulheres vítimas de violência tenham voz, sejam ouvidas e acolhidas por advogados qualificados e humanizados. É um trabalho absolutamente necessário."
A delegada da Polícia Civil de Araranguá, Eliane Chaves, também reforçou a importância da rede de apoio: "É um trabalho mais do que necessário. A DPCAMI, mais do que uma delegacia de repressão, é parte essencial da rede de proteção. E, nessa missão, somos parceiros da OAB."
Lucinara Manenti, tesoureira da CAASC, destacou: "A CAASC é parceira integral em todas essas ações desenvolvidas. Estar ao lado da advocacia e da comunidade em iniciativas como essas faz parte da nossa missão de cuidado e apoio."
Jamil Munir Bacha, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Araranguá, ressaltou: "Gostaria de agradecer a todo o Tribunal pela cooperação e pelo apoio constante à advocacia da nossa região."
Paula Boeira Mendes, conselheira estadual da OAB/SC, afirmou: "Tenho que agradecer à Seccional e também ao magistrado pelo contínuo apoio à nossa advocacia. Essa parceria faz toda a diferença."
Revitalização da Sala OAB por Elas
A primeira inauguração foi a revitalização da Sala OAB por Elas, que passa a oferecer uma estrutura moderna, com novos móveis e computadores, garantindo mais conforto e qualidade no atendimento de mulheres em situação de violência doméstica.
O espaço, que já funcionava como ponto de apoio do projeto, agora se consolida como a 20ª Sala OAB por Elas no Estado, cumprindo um compromisso da atual gestão. O atendimento segue acontecendo todas as segundas-feiras e, já na próxima semana, será realizado nas novas instalações.
O projeto "OAB Por Elas" é uma iniciativa estadual que marca um avanço importante no atendimento às mulheres vítimas de violência em Santa Catarina. Coordenado pela Comissão “OAB Por Elas”, com o apoio da Polícia Civil (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e do Poder Judiciário, o programa assegura uma assistência completa e eficaz.
Lançado em Balneário Camboriú em 2018, pelo então presidente da Subseção local e atual presidente da Seccional, Juliano Mandelli, o sucesso da ação possibilitou sua expansão para outras Subseções, incluindo Navegantes. A proposta de estender o projeto a todo o estado foi apresentada no 105º Colégio de Presidentes da OAB/SC, reforçando o compromisso da instituição em apoiar integralmente as mulheres em situação de vulnerabilidade.
Nova Sala da OAB na Justiça do Trabalho de Araranguá
Em seguida, foi entregue à advocacia a nova Sala da OAB na Justiça do Trabalho de Araranguá, localizada na recém-inaugurada estrutura do órgão. O espaço está equipado com computadores e mobiliário novos, aberto para uso de toda a advocacia trabalhista da região, oferecendo suporte adequado para o exercício profissional.
Inaugurada em agosto deste ano, a nova sede da Vara do Trabalho da cidade foi um pleito importante da OAB Araranguá, que desempenhou papel decisivo ao interceder junto à União e ao TRT12 para viabilizar a destinação da área onde a nova vara foi instalada.
Com 378 m², a nova sede supera as limitações do prédio anterior, oferecendo salas apropriadas para audiências e atendimentos, estacionamento interno e ambientes planejados para conforto, ergonomia e acessibilidade. Isso representa mais eficiência e menos desgaste para a advocacia, que passa a contar com um espaço à altura da importância de sua atuação.
Ricardo Jahm, juiz substituto da Vara do Trabalho de Araranguá, destacou: "Essa aqui é a nossa Casa. Este espaço pertence aos advogados e advogadas, e fora desta sala, ele continua sendo um lugar que vocês podem utilizar e se sentir em casa."