Nesta quinta-feira (28), a OAB Santa Catarina abriu suas portas para receber um grupo de acadêmicos de Direito da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) em uma visita institucional à sede da Seccional, em Florianópolis. A iniciativa, que faz parte do projeto “Portas Abertas” da OAB/SC, teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade da advocacia e apresentar a estrutura e as ações da Ordem.
A atividade foi conduzida por Isadora Barth, diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC e pelo diretor de Relações Institucionais da OAB/SC, César Wolf, em conjunto com a presidente da Comissão Estadual de Acadêmicos de Direito, Yasmin Bairros. Durante a visita, os alunos puderam conhecer os principais setores da Seccional, entender o funcionamento das comissões temáticas e se familiarizar com os projetos da Escola Superior de Advocacia (ESA/SC).
Além disso, receberam informações sobre os serviços oferecidos à advocacia e sobre o papel da OAB/SC na defesa das prerrogativas e no acolhimento da jovem advocacia.
Visita ao gabinete da presidência
Um dos momentos marcantes foi a visita ao gabinete da presidência, onde os estudantes conversaram com o presidente Juliano Mandelli, discutindo os desafios da profissão e a importância da Ordem na formação de novos profissionais. “Receber os acadêmicos em nosso gabinete nos permite mostrar que a OAB está presente desde o início da trajetória da advocacia. Estar à disposição para orientar e acolher a jovem advocacia é um compromisso da nossa gestão”, afirmou Mandelli.
”Queremos que cada estudante sinta que a OAB está de portas abertas e ao lado da jovem advocacia, oferecendo orientação, incentivo e espaço para o desenvolvimento profissional desde o início da carreira”, enfatizou Isadora.
"Se existe um lugar que vocês devem frequentar para compartilhar angústias, adquirir experiência e iniciar na profissão, é este. A Ordem dos Advogados do Brasil é o caminho certo", salientou Wolf.
Yasmin Bairros complementa: “Nosso objetivo é fortalecer o vínculo entre os futuros profissionais e a instituição, despertando senso de pertencimento, ética e responsabilidade desde cedo”.
“A Caixa é esse braço assistencial da Ordem, que dá todo o aparato para quem está iniciando a carreira, oferecendo suporte não apenas na área da saúde e do bem-estar, mas também em projetos que contribuem para o crescimento profissional e pessoal da advocacia”, salientou Pedro Miranda, presidente da CAASC.
Douglas Anderson Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, ressaltou a importância técnica das comissões na atuação da entidade: “Sempre que surge uma questão de interesse da OAB ou da advocacia, as Comissões são chamadas não só a opinar, mas também a apresentar possíveis soluções.”
Lucinara Manenti, tesoureira da CAASC, reforçou o acolhimento da instituição aos novos profissionais: “É uma grande satisfação para a OAB recebê-los aqui e contar com o entusiasmo de vocês para que façam parte desta Casa.”
Rafael Siewert, procurador-geral de prerrogativas da OAB/SC, alertou sobre a defesa intransigente das prerrogativas: “Nunca permitam que violem suas prerrogativas. A violação não atinge apenas o advogado, mas reflete diretamente no direito do cliente.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC