Na tarde desta sexta-feira (19), o diretor de Relações Institucionais da OAB/SC, Cesar Wolff, a presidente da Comissão Estadual de Justiça Restaurativa da Seccional e também presidente da Comissão de Justiça Restaurativa do CFOAB, Aline Soares, e a secretária da comissão, Carolina Dutra, realizaram visita institucional à juíza Janiara Maldaner Corbetta, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).
Também estiveram presentes o desembargador Salim Schead dos Santos, 2º vice-presidente da AMC, e o diretor dos Aposentados, desembargador Sérgio Izidoro Heil.
O encontro marcou a primeira visita oficial da Comissão Estadual de Justiça Restaurativa à AMC, com o objetivo de fortalecer a cooperação institucional e avançar em propostas conjuntas sobre o tema. A parceria entre as entidades já gerou resultados concretos: a abertura inédita de 10 vagas no curso de Justiça Restaurativa da Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, das quais nove são atualmente ocupadas por advogados da comissão.
“O diálogo com diversas Instituições, como a AMC, é extremamente necessário para que a advocacia catarinense possa avançar ainda mais. Debater o tema da Justiça Restaurativa, vai ao encontro com nosso compromisso com a justiça catarinense”, destacou Cesar Wolff.
“Por meio da Justiça Restaurativa, é possível estabelecer uma comunicação mais próxima com juízes e promotores, criando uma rede colaborativa em que todos ganham, especialmente a sociedade”, ressaltou Aline Soares.
“Trata-se de um movimento voluntário e complementar, que não substitui a justiça tradicional, mas atua também de forma preventiva”, explicou Carolina Dutra.
Há três anos, a OAB/SC integra o Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que, em conjunto com o Ministério Público e outras instituições, desenvolve projetos em escolas para resolução de conflitos por meio da Justiça Restaurativa. As advogadas Aline Soares e Carolina Dutra representam a Seccional no grupo.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC