A OAB/SC recebeu nesta quinta-feira (24) a Procuradora-Geral de Justiça de Santa Catarina, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, em visita institucional à sede da Seccional. O encontro integrou a agenda de aproximação entre as instituições do sistema de justiça e proporcionou um momento de diálogo entre representantes da advocacia e do Ministério Público catarinense.
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, acompanhado do conselheiro federal e coordenador-geral das Comissões do CFOAB, Rafael Horn, da vice-presidente da Seccional, Gisele Kravchychyn, do secretário-geral, Óliver Jander Costa Pereira e da diretora administrativa, Isabela Medeiros, destacou a importância da aproximação entre a advocacia e o Ministério Público na construção de uma sociedade mais justa. “A interlocução entre nossas instituições é fundamental para o fortalecimento da democracia, da cidadania e da atuação ética em defesa do interesse público”, afirmou.
Presenças: Andrey Cunha Amorim, Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Insitucionais do MPSC e o Promotor de Justiça Luiz Fernando Fernandes Pacheco, Assessor da PGJ.
Compromisso com a equidade no Judiciário trabalhista
Ainda na quinta-feira (24), a diretoria da OAB/SC recebeu a juíza Andrea Maria Limongi Pasold, do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, para uma apresentação do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-12. A iniciativa, baseada na Resolução CSJT nº 368/2023, visa à implementação de ações afirmativas no âmbito da Justiça do Trabalho, promovendo a inclusão, o respeito à diversidade e a eliminação de barreiras institucionais.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias de articulação entre as instituições para o fortalecimento da equidade, com ênfase em práticas voltadas à construção de um ambiente mais plural e acessível. A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC, Márcia Lâmego e o secretário da Comissão, José Elito Ribeiro, também estiveram presentes.
“A OAB/SC apoia integralmente ações que estimulam o respeito à diversidade e à equidade. Temos a responsabilidade de sermos agentes ativos na transformação do sistema de justiça em um ambiente mais plural, acolhedor e representativo”, afirmou o presidente Juliano Mandelli.
A diretora de Inclusão e Acessibilidade da OAB/SC, Karen De Pauli, também destacou a importância de parcerias institucionais para a promoção da diversidade. “A troca de experiências e a construção conjunta de políticas inclusivas são fundamentais para que possamos avançar na garantia de direitos e na valorização das diferenças dentro do sistema de justiça. A equidade não pode ser apenas um ideal — ela precisa ser prática cotidiana nas instituições”, pontuou.
Presenças: Deborah Gumz Lazzaris, tesoureira-adjunta da OAB/SC e Rafael Pierozan, presidente OAB Balnéario Camboriú.