O “ESA Conference” deu início às comemorações dos 35 anos da Escola Superior de Advocacia da OAB/SC, nesta quarta-feira (6), no auditório da Seccional em Florianópolis. Sob a condução do presidente Juliano Mandelli e do diretor-geral da Escola, Ezair Meurer, o encontro reuniu membros da diretoria da Seccional, advogados(as), especialistas e estudantes para um dia de troca de conhecimento.
A programação trouxe temas que conversam diretamente com os desafios da advocacia contemporânea — desde as transformações provocadas pela Inteligência Artificial e o marketing jurídico até as recentes discussões sobre direito das famílias, a reforma do Código Civil e as inovações nos campos empresarial e trabalhista. Com uma agenda dinâmica e participação expressiva, o ESA Conference firmou-se como um espaço essencial para networking, aprendizado estratégico e fortalecimento da comunidade jurídica catarinense.
“Celebrar os 35 anos da ESA/SC com um evento desta envergadura demonstra o nosso compromisso com a excelência na formação dos profissionais do Direito” destacou Juliano Mandelli.
Para Ezair Meurer, diretor-geral da ESA/SC, o evento representa muito mais que uma comemoração: “O ESA Conference simboliza nossa busca incessante por inovação e qualidade no ensino jurídico. Queremos que cada advogado saia daqui não apenas atualizado, mas inspirado a liderar transformações em sua área.”
Luciana Nahas, vice-diretora da ESA/SC, ressaltou a importância das ações promovidas pela instituição: "O trabalho realizado pela ESA/SC é realmente impressionante. Oferecemos cursos de qualidade, acessíveis e com temáticas variadas, além de uma revista com produção científica, sempre buscando a melhor qualificação da advocacia. Tudo isso é feito em prol da advocacia catarinense."
Pedro Miranda, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), também enfatizou o papel fundamental da ESA/SC: “Há 35 anos, a ESA é um farol para a advocacia catarinense, equilibrando tradição e inovação. Em um cenário jurídico em constante transformação, manter-se atualizado não é mais opção — é obrigação. Seguiremos apoiando iniciativas que elevam o padrão da nossa profissão e fortalecem a classe.”
Douglas Dal Monte, coordenador-geral das Comissões Temáticas da OAB/SC e ex-diretor da ESA/SC, salientou o reconhecimento nacional da instituição: “Nos Encontros das Escolas Superiores de Advocacia, sempre causávamos admiração pelo que realizamos em Santa Catarina. Proporcionalmente, somos uma das ESAs que mais entrega, e os números recordes desta gestão mostram como esse trabalho só evolui ao longo dos anos.”
35 anos da ESA/SC: referência e transformação para a advocacia catarinense
Desde sua criação na gestão do presidente Paulo Henrique Blasi, a Escola Superior de Advocacia da OAB Santa Catarina é referência no aprimoramento jurídico. Coordenada inicialmente por Carlos Alberto Silveira Lenzi, hoje ela oferece cursos presenciais e online em todas as Subseções do Estado, promovendo a capacitação prática e estratégica da advocacia catarinense. Sob a direção de Ezair Meurer e a vice-direção de Luciana Nahas, a ESA/SC continua inovando para acompanhar as demandas da profissão.
ESA Conference: um dia inteiro de debates
A jornada do ESA Conference começou às 10h com uma palestra sobre Marketing Jurídico na Era da Inteligência Artificial, conduzida por Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC, que discutiu como a tecnologia tem transformado a forma de promover a carreira jurídica, seguida pela mediação de Fernanda Andretta e presidência de mesa de Sâmia Fortunato.
Após a pausa para o almoço, a programação retomou às 14h com um painel sobre Direito de Família e a Reforma do Código Civil, com o renomado palestrante Rolf Madaleno, que analisou as principais mudanças e seus impactos na prática diária, com debatedora Luciana Nahas e presidência de Patricia Fontanella.
Na sequência, às 15h, o foco mudou para o campo empresarial e contratual, com o tema "Os impactos da Reforma do Código Civil no Direito Empresarial e Contratual". Arnaldo Rizzardo Filho trouxe uma análise detalhada das novidades legislativas, acompanhado do debatedor André Lipp Pinto Basto Lupi e presidência de Ezair Meurer.
Fechando o ciclo de debates, às 16h, Renato Saraiva abordou um tema que promete revolucionar o Direito Trabalhista: Inteligência Artificial e o Futuro do Direito do Trabalho. O painel contou ainda com a participação do debatedor João Paulo Filippin e presidência de Leonardo Durand, trazendo uma visão estratégica sobre os desafios e oportunidades que a tecnologia impõe ao mercado jurídico.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC