
A mobilização da OAB Santa Catarina contra os golpes aplicados a escritórios de advocacia e cidadãos voltou a ser tema de destaque — desta vez, em reunião promovida pela Câmara de Vereadores de Chapecó, na última quarta-feira (23).
Representando o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, o diretor executivo da Seccional e coordenador estadual da Frente de Combate ao Golpe do Falso Advogado, Thiago Degasperin, participou do encontro, que reuniu autoridades, representantes da advocacia, da segurança pública e parlamentares.
Durante a reunião, conduzida pela Comissão de Segurança Pública da Câmara, foram apresentados os principais tipos de golpes identificados na região, especialmente aqueles que envolvem a utilização indevida do nome de advogados para enganar clientes e obter vantagens financeiras. “Estamos diante de uma ameaça real à credibilidade da advocacia e à segurança dos cidadãos. O engajamento da sociedade civil e do poder público é fundamental para enfrentarmos essa nova forma de crime com a seriedade que ela exige”, destacou Degasperin.
Contragolpe da Ordem: força-tarefa de combate ao golpe do “falso advogado”
O presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, lançou em 21 de fevereiro de 2025 a operação Contragolpe da Ordem, uma força-tarefa destinada a combater o chamado “golpe do falso advogado”, que tem prejudicado cidadãos e a classe advocatícia.
“Uma frente de atuação direta da OAB com as autoridades, em que vamos reunir provas e indícios, atender advogados e advogadas, além de orientar a população e nossos clientes”, explicou Mandelli.
Nessa fraude, estelionatários se passam por advogados e entram em contato com pessoas que possuem ou possuíram processos judiciais, solicitando depósitos judiciais, pagamentos de custas processuais e honorários de forma fraudulenta — frequentemente via Pix.
Ainda neste mês, atendendo a pedido da OAB/SC, em união de esforços com o Conselho Federal e as seccionais, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou que a Polícia Federal também investigue os crimes relacionados ao golpe do falso advogado, que tem atingido clientes de escritórios de advocacia em todo o país.
A operação está estruturada em quatro frentes principais:
Medidas de proteção: orientações para que advogados e escritórios reforcem a segurança de seus dados e operações.
Recebimento de informações e apoio aos escritórios: canal exclusivo para que advogados relatem golpes, permitindo que a OAB/SC tome medidas institucionais e ofereça o suporte jurídico necessário.
Núcleo de inteligência de dados: coleta e análise de informações sobre os crimes, com o objetivo de auxiliar as autoridades na responsabilização criminal dos estelionatários.
Ações educativas: campanhas permanentes de conscientização e prevenção, direcionadas tanto aos profissionais da advocacia quanto aos cidadãos, para evitar que sejam vítimas desse tipo de golpe.
Para mais detalhes sobre a operação, acesse: Contragolpe da Ordem – OAB/SC inicia força-tarefa de combate ao golpe do “falso advogado”.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC