A quarta-feira (22) foi marcada por mais um intenso dia de trabalho na OAB Santa Catarina. Entre reuniões, planejamentos e escuta ativa, o presidente Juliano Mandelli recebeu, em seu gabinete, lideranças da advocacia catarinense para tratar de pautas voltadas ao fortalecimento e ao futuro da classe.
O uso da Inteligência Artificial na advocacia
A primeira reunião do dia foi com o advogado Leonardo Schmidt Durand Rodrigues, diretor do Núcleo de Inteligência Artificial da ESA/SC. O encontro teve como foco a aplicação da Inteligência Artificial no cotidiano da advocacia, tema que vem transformando a forma de exercer o Direito em todo o país. O controlador-geral da Seccional, Rafael Búrigo Serafim, também esteve presente.
Durante a conversa, foram discutidos novos caminhos para a modernização da prática forense, incluindo a viabilidade de aquisição de ferramentas tecnológicas, softwares e aplicativos baseados em IA, que possam otimizar o trabalho e a gestão dos escritórios de advocacia.
A pauta também incluiu o planejamento de cursos e projetos da ESA/SC voltados à capacitação dos profissionais para o uso estratégico e ético da tecnologia, acompanhando uma tendência já consolidada em outras Seccionais e Tribunais de Justiça.
“Não podemos ignorar a revolução digital. Incluir a IA no cotidiano do advogado catarinense não é uma opção, mas uma necessidade para ganharmos em eficiência e qualidade nos serviços jurídicos”, afirmou o presidente Juliano Mandelli.
“Nosso objetivo é traduzir a tecnologia em benefício prático e efetivo. Queremos oferecer ao advogado ferramentas acessíveis e que ao mesmo tempo sejam mais que commodities, bem como oferecer cursos que mostrem como a inteligência artificial pode ser uma alavanca no dia a dia da advocacia catarinense”, complementou Leonardo Schmidt Durand Rodrigues.
Reunião com a Comissão Estadual de Direito Constitucional para discutir seminário sobre controle abstrato de constitucionalidade
Na segunda reunião do dia, o presidente Juliano Mandelli recebeu o presidente da Comissão Estadual de Direito Constitucional, Samuel da Silva Mattos, para tratar do seminário sobre controle de constitucionalidade, que ocorrerá na ALESC, no dia 5 de novembro, no auditório Antonieta de Barros. O evento é fruto de uma parceria entre a OAB/SC e ALESC, contando com o apoio das instituições estaduais, direta ou indiretamente, envolvidas com o tema.
A programação prevê mesas de conversa com cerca de 30 palestrantes, que debaterão a tramitação da PEC nº 0005/2025 e do PL nº 0306/2025, propostas que visam modernizar o sistema de controle abstrato de constitucionalidade no Estado. As inscrições para a participação do evento serão divulgadas em breve.
“O projeto está sendo gestado há mais de cinco anos e envolve as instituições cujas estruturas do controle abstrato de constitucionalidade são uma questão fundamental”, pontua Samuel da Silva Mattos.
Além do presidente da Comissão de Direito Constitucional, participaram da reunião no gabinete o controlador-geral da OAB/SC, Rafael Búrigo Serafim, o secretário da Comissão, Marcos Rotta Pucci, os membros Eduardo de Carvalho Rego e Ruy Samuel Espíndola, e o assessor parlamentar da ALESC, Victor Hugo Molina.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC