
A OAB Santa Catarina, por meio das Comissões Estaduais de Direito Aduaneiro e da Jovem Advocacia, realiza no dia 3 de novembro, às 19h, o 13º encontro do Clube de Leitura em Direito Aduaneiro. A atividade será online, gratuita e transmitida pela plataforma Zoom.
Nesta edição, o Clube contará com a participação de:
• Cláudio Pereira – doutor em Direito pela PUC/SP, professor do Clube de Leitura e vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC;
• Fernanda Luz – advogada, pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET e em Direito Marítimo e Portuário pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, membro da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC;
• Clarissa Stasinski – profissional de Comércio Exterior com foco em benefícios tributários, bacharel em Relações Internacionais.
Aberto à advocacia catarinense e ao público interessado, o Clube de Leitura segue como espaço de debate e reflexão coletiva a partir de obras e temas que conectam teoria e prática no Direito Aduaneiro. As inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.
Para a presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC, Alessandra Carioni, a atividade reforça o compromisso com o aprofundamento técnico: “A advocacia aduaneira precisa dialogar constantemente com as mudanças do cenário econômico e jurídico, e o Clube de Leitura proporciona esse ambiente de atualização e troca qualificada. É um espaço que promove a valorização do estudo contínuo.”
O vice-presidente da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC, Cláudio Pereira, destacou a finalidade do encontro: “Discutir o Direito Aduaneiro a partir de doutrinas internacionais de grande relevância contribui, de fato, para o desenvolvimento de uma advocacia mais crítica e preparada para enfrentar os litígios aduaneiros de forma global. Nossa intenção é transformar cada encontro num encontro leve e formador de novos pensamentos críticos”.
Fernanda Luz, membro da Comissão de Direito Aduaneiro da OAB/SC, ressaltou a diversidade de perspectivas: “O Clube é um espaço em que diferentes olhares se encontram, o que torna cada edição uma oportunidade de ampliar a compreensão e enriquecer a prática profissional.”
A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Maria Eduarda Passos da Silva, lembrou a importância da participação dos jovens: “Essa é uma das inúmeras oportunidades pensadas para que os jovens advogados se aproximem de uma área especializada e se capacitem, de forma efetiva, desde o início da profissão. O Clube de Leitura estimula o protagonismo jovem e contribui para que os novos profissionais encontrem caminhos dentro da advocacia.”.”
Por fim, o coordenador-geral das Comissões da OAB/SC, Douglas Dal Monte, destacou o alcance do projeto: “O Clube de Leitura vem se consolidando como um espaço de conhecimento, prática e networking, qualificando ainda mais a advocacia catarinense. Essa troca contínua é o que garante que o Direito esteja sempre conectado às transformações atuais.”
Assessoria de Comunicação da OAB/SC