O CentroSul, em Florianópolis, recebeu na noite desta quarta-feira (13) a abertura oficial do IV Congresso Brasileiro de Processo Civil e XI Congresso de Processo Civil de Florianópolis — um dos eventos jurídicos mais importantes do país, que vai movimentar três dias da advocacia nacional até sexta-feira (15).
Com a participação massiva de advogados(as), juristas, magistrados e autoridades de destaque, o congresso se consolida como espaço primordial para discutir os desafios, as inovações e o futuro do Direito Processual Civil, especialmente à luz das transformações tecnológicas e sociais que impactam a profissão. A edição deste ano bateu o recorde de inscrições de 3 mil participantes.
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, ressaltou: “Confesso que estou emocionado e muito orgulhoso de estar aqui como presidente da OAB Santa Catarina, pois este é um marco histórico para todos nós. São mais de 2.800 inscritos e, ouso dizer, que acredito que seja o maior evento jurídico realizado no Brasil em 2025. Parabéns Pedro Miranda pela ousadia”, reiterou Mandelli. “Temos que celebrar, porque nada disso é fruto do acaso: é resultado de muito trabalho, dedicação e meses de planejamento até transformar a ideia em realidade”, continuou.
"Reafirmo aqui, diante de todos, a missão institucional da OAB: defender o Estado Democrático de Direito, a cidadania e a democracia. Mas, mas aqui em Santa Catarina temos também outro compromisso: oferecer cursos e eventos de qualidade, a custos acessíveis, para que cada advogado e advogada catarinense tenha as mesmas oportunidades. Que tenhamos excelentes dias de evento — e que continuemos caminhando juntos, sempre por uma OAB mais presente, combativa e inovadora”, reiterou.
Pedro Miranda, presidente da CAASC e coordenador científico do congresso, enfatizou a magnitude do evento. “Superamos todas as expectativas. Trouxemos as mentes mais brilhantes do Direito para debater não só o que aprendemos nesses 10 anos, mas como preparar a advocacia para os desafios da próxima década. Este congresso é um marco para Santa Catarina e para todo o Brasil. Floripa, portanto, se concretiza pela quarta vez, como a Capital Brasileira do Processo Civil. Desfrutem desse evento.”
Rafael de Assis Horn, coordenador-geral das Comissões e das Procuradorias do CFOAB, salientou que o evento reforça o protagonismo da Ordem em Santa Catarina: “Nossa Ordem é cada vez mais protagonista em Santa Catarina. Trago o abraço do presidente Beto Simonetti, que desde a época em que o Dr. Pedro Miranda presidia a Comissão Nacional de Processo Civil, apoia este grande encontro. É uma alegria ver nossa Ordem brilhando e, nestes três dias, ter Santa Catarina como a capital brasileira do processo civil.”
Cassio Scarpinella Bueno, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), comentou o sucesso do evento: “Como presidente do IBDP, é um privilégio apoiar este evento. O verdadeiro desafio é do Pedro continuar batendo seus recordes e da OAB de Santa Catarina superar cada vez mais o número de inscritos. Hoje celebramos mais uma conquista: o XI Congresso de Processo Civil de Florianópolis e o 4º Congresso Brasileiro de Agenda Processual reuniram 2.839 participantes — um marco impressionante.”
Promovido pela OAB/SC, CAASC e Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o congresso reunirá mais de 240 palestrantes de renome em 84 painéis, distribuídos simultaneamente em nove salas. Entre os temas de destaque estão o processo eletrônico, o uso da inteligência artificial no Direito, e os impactos práticos do Novo CPC desde sua implementação em 2015.
Programação com grandes nomes do Direito
Após a cerimônia de abertura, o painel especial “Balanço de 10 anos” reuniu processualistas renomados, como Cassio Scarpinella Bueno (PUC-SP), Fredie Didier Jr. (UFBA), Pedro Miranda (UFSC) e Teresa Arruda Alvim (PUC-SP), que fizeram uma análise profunda sobre a evolução e os impactos do Novo CPC na advocacia e no sistema de Justiça brasileiro.
Nos dias 14 e 15 de agosto, o congresso segue das 9h às 18h, com uma agenda intensa que promove debates de alto nível, troca de experiências e networking qualificado, fundamentais para o fortalecimento da advocacia e o aprimoramento profissional.
Para conferir a programação completa clique aqui.
Lançamento ADVCast da Ordem
Lançado oficialmente durante a abertura do Congresso, o podcast oficial do Sistema OAB foi criado para fortalecer a comunicação com a advocacia e oferecer um espaço moderno de atualização profissional.
Com episódios periódicos, o programa contará com séries temáticas, permitindo que os ouvintes acompanhem conteúdos organizados por assuntos específicos, como Reforma do Código Civil, advocacia corporativa, jovens advogados, direito acadêmico, combate à violência doméstica e direito à memória, verdade e justiça. Essa organização facilita a atualização sobre áreas de interesse e proporciona debates mais aprofundados.
Funcionando como uma plataforma de integração, o ADVCast reunirá todos os conteúdos em áudio da OAB/SC em um único espaço. Entre eles estão os podcasts da ESA/SC, das Comissões e de outros projetos institucionais, centralizando diferentes produções para facilitar o acesso.
Os episódios do AdvCast estão disponíveis no site oficial, além do YouTube e Spotify, garantindo que advogados e público interessado possam ouvir onde e quando quiserem.
Compuseram a mesa diretiva: Juliano Mandelli, presidente da OAB/SC; Pedro Miranda, presidente da CAASC; Gisele Kravchychyn, vice-presidente da OAB/SC; Rafael de Assis Horn, conselheiro federal e coordenador-geral das Comissões e Procuradorias do CFOAB; Cláudia Prudêncio, conselheira federal da OAB/SC; Eduardo de Mello e Souza, conselheiro federal da OAB/SC; Douglas Anderson Dal Monte, coordenador-geral das Comissões da OAB/SC; Cassio Scarpinella Bueno, presidente IBDP; Maria Tereza Zandavalli Lima, vice-presidente da CAASC e Ezair Meurer, diretor-geral da ESA/SC.