A jovem advocacia ganhou protagonismo no cenário nacional na última semana, com presença no I Colégio Nacional de Presidentes de Comissões e Conselhos da Jovem Advocacia, realizado em Natal (RN). Representando Santa Catarina, a diretora de Iniciação Profissional da OAB/SC e vice-presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia, Isadora Barth, e a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC e Secretária-Adjunta do Colégio, Maria Eduarda Passos tiveram participação ativa no evento, que reuniu lideranças de todo o país e debateu temas decisivos para quem está no início da carreira.
Um dos principais pontos de debate foi a revisão do Provimento 205/2021, que trata das regras de publicidade e marketing jurídico.
Por meio da elaboração de um relatório atinente ao tema, os Presidentes presentes propuseram atualizações para adequar a comunicação da advocacia às transformações tecnológicas e sociais, sem abrir mão da ética profissional.
“É fundamental que a jovem advocacia tenha um papel ativo nessas discussões. Somos nós que vivemos a prática diária da profissão e sentimos, na pele, a necessidade de mudanças que acompanhem a evolução do mercado e das ferramentas de comunicação”, destacou Isadora Barth.
Além da revisão do provimento, o Colégio abordou temas estruturantes como:
- Proposta de um programa nacional de fomento com linhas de crédito para advogados iniciantes;
- Solicitação ao Conselho Federal para provocar o MEC sobre a atualização das Diretrizes Circulares Nacionais dos Cursos de Direito;
- Implementação do protocolo de linguagem simples;
- Protocolo Nacional de Segurança da Jovem Advocacia;
- Observatório Nacional de Honorários e Precarização da Jovem Advocacia.
Para a presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/SC, Maria Eduarda Passos, a revisão do Provimento 205/2021 é uma oportunidade para reposicionar a comunicação jurídica de forma moderna, ética e efetiva. “A advocacia precisa se comunicar com clareza e responsabilidade, sem perder a seriedade que o exercício profissional exige. A revisão do provimento é um passo importante para alinhar a publicidade às necessidades atuais da sociedade”, afirmou.
Dentre outros encaminhamentos, os representantes jovens de todo o país, defenderam a possibilidade de publicação de decisões e resultados, desde que feita com responsabilidade e com observância aos requisitos e alterações então propostas.
O evento contou ainda com a presença de Conselheiros Federais e do presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, que reconheceu o papel estratégico da jovem advocacia no presente e no futuro da instituição. “A jovem advocacia ocupa uma posição central. Suas experiências e demandas precisam estar incorporadas às decisões da Ordem. Fortalecer essa presença é garantir um futuro mais plural e conectado com a realidade da advocacia brasileira”, disse Sarmento.
Por fim, a presidente da Comissão Estadual, Maria Eduarda Passos, também mediou o painel de "Gestão de Tempo e Gestão de Escritório e Prazos Processuais", com a participação de Carlos Kelsen, anfitrião do evento e Presidente da OAB/RN e Giovanna Soares, Presidente da Advocacia Iniciante da OAB/PR, como palestrantes, no Simpósio da Advocacia 5.0.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC